Servidoras do Câmpus de Porto Nacional promovem capacitação em Libras para agentes penitenciários
As servidoras técnicas-administrativas da Universidade Federal do Tocantins do Câmpus de Porto Nacional, Mariângela Meneses e Adriana Amaral, promovem o projeto de extensão “Capacitação em Libras dos agentes penitenciários para atendimento no sistema prisional”. A parceria formada entre o Câmpus da UFT e a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça do Tocantins tem como objetivo capacitar os Agentes Penitenciários da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Porto Nacional para atender o sujeito surdo.
O curso de Libras Básico teve início dia 27 de fevereiro e as servidoras salientam a importância de tais ações como conquistas sociais para essa comunidade minoritária, que por muitas vezes é esquecida pela sociedade. “Capacitar os agentes penitenciários da CPP de Porto Nacional para atender a pessoa surda é o primeiro passo para cumprir os dispositivos legais em vigência no país e garantir ao surdo o exercício de sua cidadania, seja ela um ente familiar em processo de visitação ou possível usuário da Instituição”, afirma a servidora Adriana Amaral.
O Projeto conta com o apoio da Direção do Câmpus de Porto Nacional, professora Kátia Rose Pinho e duas acadêmicas do curso de Letras/Libras, Amoriana Borges de Araújo e Ludmila Glória Fernandes, além do Coordenador Pedagógico da CPP de Porto Nacional, Oséias Costa Rego.
Redes Sociais