Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Letras-Libras
Início do conteúdo da página

Letras-Libras

Câmpus Porto Nacional promove evento de acolhimento aos estudantes

Entre os dias 11 a 22 de março, o Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) promove um evento de acolhimento aos estudantes desse semestre. Organizado pelo Programa de Integração do Discente Ingressante (Pidi), Movimento Estudantil e Direção do Câmpus, a Acolhida Acadêmica conta com uma vasta programação.

 

Confira 

11/03 – segunda-feira – período matutino: apresentação integrada da Gestão do Câmpus (Proest, Direção, Secretaria AcadÊmica, Biblioteca, Diest e Atléticas)

 Onde: Sala 205, Bloco X – horário: 8h30 (com a presença de intérpretes de libras)

 Câmpus Tour com a diretora e movimento estudantil. Concentração: Hall do Bloco X – Horário 10h às 11h

 11/03 - período vespertino: apresentação integrada da Gestão do Câmpus (Proest, Direção, Secretaria AcadÊmica, Biblioteca, Diest e Atléticas) 

Onde: Sala 205, Bloco X – horário: 14h30

Câmpus Tour com a diretora e movimento estudantil. Concentração: Hall do Bloco X – Horário 15h às 16h

 11/03 – período noturno:acolhimento aos estudantes ingressantes do curso de Ciências Sociais. Apresentação dos docentes do curso, do PPC e das pesquisas e extensão

 Onde: Sala 105 – horário: a partir das 19h

 11/03 – período noturno:acolhimento aos estudantes ingressantes do curso de Letras. Apresentação dos docentes do curso, do PPC e das pesquisas e extensão

 Onde: Sala 301 do Bloco X – horário: a partir das 19h

 

 12/03 – Terça-feira – período matutino: Acolhimento aos estudantes ingressantes de História. Promoção: Curso de História

 Onde: Auditório do câmpus, Bloco III – horário: 8h às 12h

 12/03 – Terça-feira – período vespertino:recepção aos servidores da UFT – café da tarde. Inauguração da galeria dos diretores

 Onde: Auditório do câmpus, Bloco III – horário: 14h30

 Relações Internacionais: apresentação do corpo docente (PPC, projetos de ensino, pesquisa e extensão). Apresentação dos movimentos estudantis (CA e Atlética)

 Onde: Bloco X – Sala 301 – horário: 14h

 12/03 – Terça-feira – período noturno: apresentação integrada da Gestão do Câmpus (Proest, Direção, Secretaria Acadêmica, Biblioteca, Diest e Atléticas)

 Onde: Sala 104, Bloco X – horário: 19h30

 Câmpus Tour com a diretora e movimento estudantil. Concentração: Hall do Bloco X – Horário 20h às 21h

 

13/03 – quarta-feira – período matutino:Acolhimento aos estudantes ingressantes de Ciências Biológicas. Apresentação do corpo docente (PPC, projetos de ensino)

 Onde: Sala 206, Bloco X – horário: a partir das 8h

13/03 – quarta-feira – período vespertino:para alunos do 1º período do Curso de Relações Internacionais: as políticas de estágio e assistência estudantil na UFT: conheça a Diest!

 Onde: Sala 1º período RI, bloco X– horário: 14h

13/03 – quarta-feira – período vespertino:acolhimento dos estudantes indígenas, organizado pelo PET indígena. Roda de conversa com calouros e veteranos. Apresentação da Diest e da Direção do Câmpus. Confraternização

 Onde: Hall do bloco X– horário: 15h

13/03 – quarta-feira – período noturno:Roteiro Geoturístico no centro histórico de Porto Nacional para calouros e professores, a partir das 19h. Concentração: em frente a Catedral Nossa Senhora das Mercês

 

14/03 – quinta-feira – período matutino:1º período do Curso de História – As políticas de estágio e assistência estudantil na UFT: conheça a Diest!

Onde: Sala 201, Bloco X – horário: 9h

14/03 – quinta-feira – período noturno:Formatura 2023.2. Local Vincentão, com saída de transporte do câmpus às 18h e retorno às 22h

 

15/03 – sexta-feira – período matutino:Roteiro Geoturístico no centro histórico de Porto Nacional para calouros e professores, a partir das 8h30. Concentração: em frente a Catedral Nossa Senhora das Mercês

15/03 – sexta-feira – período noturno:Formatura 2023.2. Local Vincentão, com saída de transporte do câmpus às 18h e retorno às 22h

 

18/03 – segunda-feira – período matutino: As políticas de estágio e assistência estudantil na UFT: conheça a Diest!

Para o 1º período de Ciências Biológicas. Onde: Sala 207, Bloco X – horário: 8h

Para o 1º período de Letras-Libras. Onde: Sala 207, Bloco X – horário: 9h

Para o 1º período de Letras. Onde: Sala 207, Bloco X – horário: 10h

 

22/03 – sexta-feira – período noturno:As políticas de estágio e assistência estudantil na UFT: conheça a Diest!

Para o 1º período de Geografia. Onde: Sala 101, Bloco X – horário: 19h

Para o 1º período de Ciências Sociais. Onde: Sala 207, Bloco X – horário: 20h

 

 

Corpo Técnico

Nome Cargo E-mail
All Uansser Junio Menezes Martins Técnico de Tecnologia da Informação Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
César das Neves Pinheiro Secretário   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Guilherme Henrique Vaz de Oliveira Silva Tradutor/Intérprete de Libras/Português Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
José Bruno Brauno Pereira  Tradutor/Intérprete de Libras/Português  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Robinson Luiz Paulo Técnico em Audiovisual    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Soraia Campos Santos Ferreira Tradutor/Intérprete de Libras/Português   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dia do Profissional de Letras é comemorado neste domingo, 21

No dia 21 de maio é comemorado o Dia do Profissional de Letras. A data teve origem com o primeiro curso de Letras no Brasil, oferecido em 1933.

Na UFT, temos no Câmpus de Porto Nacional os cursos de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e literaturas, Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Inglesa e licenciaturas e Licenciatura em Letras – Libras.

 

Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e literaturas / Habilitação em Língua Inglesa e licenciaturas

O Curso de Letras do Câmpus de Porto Nacional tem o objetivo de formar professores de línguas com habilidades e competências para atuarem na educação básica e de ensinarem a língua materna ou a língua inglesa e suas respectivas literaturas com evidente domínio e proficiência, mas, igualmente, tem ainda o objetivo de propiciar aos seus educandos estratégias para desenvolverem sua sensibilidade estética e os meios de atuação crítica na realidade circundante.

Segundo a coordenadora, professora Neila Nunes de Souza, “o curso de Letras forma professor (a) competentes, habilitados (a) ao desempenho eficiente de suas funções, com visão uma ampla das áreas de atuação possíveis à profissão, sendo capazes de tomar decisões que priorizem as questões e demandas sociais, educacionais e ambientais, com aguçado desenvolvimento crítico”.

 

Dados do curso

Nome: Letras – Língua Portuguesa e respectivas Literaturas

Grau Acadêmico: Licenciatura

Modalidade: Presencial

Endereço do Curso: Rua 03, Quadra 17, Lote 11, S/Nº, Setor Jardim dos Ipês / CEP: 77500-000 / Porto Nacional – TO

Telefone: 3363-9406

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Número de Vagas: 80 vagas por ano, sendo 40 em cada entrada (março e agosto), distribuídos entre as duas habilitações com escolha de habilitação ao final do 2º período.

Prazo mínimo de conclusão: 8 semestres.

Prazo máximo de conclusão: 12 semestres.

Turnos: matutino (ingresso em março) e noturno (ingresso em agosto)

 

Licenciatura em Letras – Libras

A implementação do Curso de Letras - Libras na UFT se junta à missão e objetivos da Universidade e se baseia no atendimento às demandas oriundas da legislação vigente no que se refere à formação de professores de Libras em nível superior, inclusão social dos surdos e à implementação de políticas linguísticas, educacionais e de acessibilidade envolvendo os surdos brasileiros.

Nome do Curso/Habilitação: Curso de Letras - Libras (Licenciatura)

Modalidade do Curso: Presencial

Endereço do Curso: Rua 03, Quadra 17, Lote 11, S/Nº, Setor Jardim dos Ipês Porto Nacional-TOCEP: 77500-000

Fone: 3363-9447

Endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

Dia Nacional Da Língua Brasileira de Sinais

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) celebra, nesta quarta-feira (24),  o  Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Essa data é significativa e representativa para a comunidade surda. Na UFT, há o curso de graduação para formar professores de Libras, Câmpus de Porto Nacional. A conquista de intérpretes em diferentes espaços da sociedade, o Enem sendo ofertado com versão em Libras para os estudantes surdos, desde 2017, e outras conquistas, perpassam pela prerrogativa do reconhecimento da Libras enquanto língua que deve ser difundida em  todos os espaços da sociedade.

Para Isabella Silva, aluna surda do sexto período de jornalismo na UFT, Câmpus de Palmas, a ocupação de todos os espaços, pela Língua de Sinais,  é fundamental. Ela afirma: “A minha experiência na UFT está sendo muito importante por ser a primeira aluna surda no curso, mostrando que pessoas com deficiência são capazes de se formar na profissão que desejam”.

Atualmente, Isabella conta com três intérpretes de Libras que a acompanham nas aulas presenciais e remotas, além do suporte do setor  de acessibilidade da universidade. Apesar da estrutura institucional, alega o distanciamento com os colegas de classe e faz um apelo: “Acredito que seria muito importante  a universidade oferecer um curso de Libras, como matéria de verão, todos os semestres para que alunos e professores possam aprender a se comunicar, não só comigo, mas também com outras pessoas surdas”, argumentou.  

A Libras é fundamental para as pessoas surdas, envolvendo também desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e cultural. O professor e coordenador do colegiado do curso de Letras – Libras, Câmpus de Porto Nacional, Bruno Carneiro, explicou que a graduação objetiva formar professores de Libras para a educação básica, abrangendo tanto o ensino de Libras para ouvintes e pessoas não-surdas, como o ensino de Libras para surdos.

Essa data deve ser lembrada e comemorada, refletindo a importância da Língua Brasileira de Sinais e do ensino  formal para a comunidade surda; afinal, todo ser humano se constitui a partir de uma língua. Além disso, todos os direitos constitucionais  fundamentais que vêm também atrelados aos direitos essenciais, como saúde, esporte, transporte, lazer, moradia, todos eles  se dão pela língua em uso.


Sobre o curso de Libras

Componentes curriculares são relacionados à própria língua, envolvendo os estudos linguísticos de Libras, estudos literários e artísticos provenientes das comunidades surdas, estudos sobre o ensino de Libras como primeira língua, como segunda língua, educação de surdos, didática da educação de surdos, história da educação de surdos, metodologia de ensino de Libras como primeira língua, como segunda língua e escrita de sinais.

 

Divulgada matrícula da 1ª Chamada do PSAC Letras - Libras

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) convoca os aprovados para a matrícula da 1ª Chamada do PSAC Letras – Libras 2024/1, do Câmpus de Porto Nacional. Confira.

As matrículas serão online, pelo Sigrad, nos dias 21 a 23 de fevereiro de 2024 (até às 18h).

Os candidatos deverão ter cadastro regularizado no Gov.br

Fim do conteúdo da página