Área de Concentração
Demandas Populares e Dinâmicas Regionais
O programa se subdivide em duas linhas de pesquisa que objetivam os estudos referentes a vulnerabilidade social, seja ela urbana ou rural, a partir do olhar interdisciplinar, que permita entender melhor as dinâmicas regionais e pensar quais fatores contribuem para a manutenção da realidade, superação ou retrocesso dos processos. Compreende-se vulnerabilidade como evidenciação de ameaças de diferentes espécies; como sociais, ambientais, emocionais, econômicas, geográficas, entre outros e a capacidade interna individual, do grupo e /ou comunidade terem ou desenvolverem ferramentas de superação (Monteiro, 2011); e demandas populares como resultados de vulnerabilidades que atingem um número maior de pessoas denunciando que suas questões se referem a aspectos do contexto social mais amplo.
O foco do programa, em torno do conceito de vulnerabilidade social, permite vislumbrar para a região norte do país um caleidoscópio de informações, conhecimentos e narrativas que auxiliem na visualização dos condicionantes estruturais dessa situação, sejam questões simbólicas econômicas, sociais, de orientação sexual, de raça, etnia, gênero, podendo re-pensar e/ou subsidiar políticas públicas que considerem as especificidades das localidades, socialidades, subjetividades, bem como, aquilo que favoreça a constituição de superação das dificuldades, da diminuição das desigualdades sociais, da promoção da mobilidade social e da democracia. Além dessa compreensão, o programa pretende elucidar fatores que surjam da dialética dos próprios grupos sociais e dos pesquisadores, que se caracterizem como possibilidades e ferramentas de superação da vulnerabilidade constituindo-se em tecnologias sociais.
Assim, caracterizar as demandas populares e as vulnerabilidades sociais dentro das dinâmicas regionais do Norte do Brasil é condição para analise, compreensão e instalação de políticas sociais e educativas, bem como de intervenções, no sentido de reverter e/ou prevenir fatores de entraves sociais. Dessa forma as duas linhas de pesquisa aglutinam aspectos investigativos específicos em torno das demandas populares e dinâmicas regionais. Um uma das linhas de pesquisa estão concatenados interesses comuns que elucidem aspectos históricos, geográficos e educacionais de grupos compreendidos como vulneráveis. Na outra temos olhares das ciências naturais, psicologia e administração pública; também tendo como foco grupos específicos. Ambas as linhas tem como pressupostos, além da visualização de fatores que favoreçam a superação dos entraves para superação da vulnerabilidade, a verificação daqueles que colaboram com a organização de grupos, de ação coletiva, de compreensão do ambiente físico, social, político e psicológico, com vistas a constituir ferramentas de intervenção e de subsídios de políticas públicas de maneira a colaborar com o desenvolvimento local e regional.
Redes Sociais