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Professores do Câmpus de Gurupi ampliam o podcast "Fala ComCiência"

Os docentes Lucas dos Santos, do curso de Química; e Alex Cangussu, de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, ambos do Câmpus de Gurupi da UFT, transformaram o projeto “É tudo química”, que tinha o objetivo de falar sobre a Química no dia a dia das pessoas, no Podcast Fala ComCiência.

Com abordagem leve e descontraída, o podcast Fala ComCiência apresenta as relações entre Ciência e Sociedade de forma diferente e vai ao ar todos os sábados, às 11h30, na Rádio UnirG FM (95.9). Também pode ser ouvido através do Spotify e Youtube.

A estreia dessa fase ocorreu na 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG). A ação é fruto da parceria com o curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (UnirG), além de ter o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), da UFT.

Nos episódios, os professores conversam com pesquisadores de Gurupi e região, sobre as produções acadêmicas de seus entrevistados e algumas curiosidades do fazer científico. Afinal, ciência se faz no dia a dia, com erros e acertos e, em meio a tudo isso, há a história de vida de quem produz a Ciência.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Câmpus de Gurupi.

Professores do Câmpus de Gurupi fazem visita técnica em laboratórios do curso de Medicina Veterinária da UFNT

Professores do Câmpus de Gurupi, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizaram uma visita técnica nas instalações do curso de Medicina Veterinária, no Câmpus de Araguaína, da Universidade Federal Norte do Tocantins (UFNT), cujo objetivo foi complementar o projeto de implantação do curso de Medicina Veterinária na UFT Gurupi.

Os professores conheceram a infraestrutura, equipes, espaços e rotinas que envolvem especificações para laboratórios e salas para aulas práticas, armazenamento, preparação, uso de peças de anatomia, patologia clínica e cirurgias veterinárias. Conhecimento que será compartilhado para a adequação e estruturação final do projeto de implantação do curso de Medicina Veterinária no Câmpus de Gurupi, da UFT.

Segundo o professor Luiz da Silvera Neto: “Os espaços físicos visitados foram a Clínica Veterinária Universitária (CVU) e os laboratórios de Anatomia Veterinária, Patologia Clínica e Patologia Especial. Nós tivemos uma visão geral sobre a infraestrutura já existente na UFNT e comparamos com o que havíamos planejado para o curso na UFT, Câmpus Universitário de Gurupi. O próximo passo será elaborarmos a planta baixa do projeto arquitetônico juntamente com o Engenheiro Julierme Siriano para que as obras sejam iniciadas no próximo semestre por meio de recursos financeiros buscados pelo professor Rodrigo de Castro Tavares”.

A diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFNT, Andressa Francisca Silva Nogueira e a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Laiane Teixeira Sousa Moura, receberam a equipe de Gurupi e apresentaram as instalações que fazem parte da infraestrutura do curso em questão.

Professores do curso de Ciências Sociais do Câmpus de Porto Nacional palestram em evento da Brown University dos Estados Unidos

Nesta segunda e terça-feira, 15 e 16 de abril, ocorrerão as palestras com os temas “Naturezas mortas: (necro)cosmopolíticas do agronegócio no cerrado brasileiro” e “Cosmopolíticas do design e da pintura popular brasileira na obra fotográfica de Edson Meirelles”, respectivamente, dos Professores André Demarchi e Suiá Omim, do curso de Ciências Sociais do Câmpus de Porto Nacional.

O evento será presencial na Watson Institute da Brown University, das 18 às 19h30,  e não é aberto para o público externo. O bate-papo ocorre para o público brasileiro e que se comunica em Português da instituição; A pesquisa do Professor André Demarchi tem apoio do Núcleo de Estudos e Assuntos Indígenas (NEAI) e em parceria com o Programa de Pós-Graduação e Comunicação em Sociedade (PPGCom).

O trabalho faz parte de uma capacitação que os professores estão realizando, de três meses na Brown University, que é uma das principais universidades dos Estados Unidos, pelo Departamento de Estudos Brasileiros da universidade, sob supervisão do professor James Green. Esta conferência encerra os trabalhos, onde os docentes apresentarão suas pesquisas.

O professor André Demarchi vem desenvolvendo diversas pesquisas sobre o cerrado já há algum tempo, e acerca desta apresentação ele destacou “vou apresentar a relação dos símbolos do agronegócio que estão presentes em alguns outdoors, que estão no caminho entre Palmas e Porto Nacional, e como esses símbolos remetem também a, como eu estou chamando, uma necrocosmopolítica de apagamento e destruição do Cerrado”.

Já a professora Suiá Omim trará a perspectiva da arte popular brasileira a partir de muros, ruas, e fotografias do acervo Mafuá de Edson Meirelles, e como ganham uma proporção de uma reflexão cosmopolítica sobre o mundo. Esse design popular brasileiro e da arte gráfica popular brasileira, “procuro rever esses espaços hegemônicos e dar visibilidade para uma arte que é vista sempre na chave do preconceito, da escrita errada, da cultura oral dentro dessa linguagem escrita”, afirmou.

Professores do curso de Teatro da UFT participam de projeto de formação educacional básica no Mato Grosso do Sul

Os professores Renata Ferreira da Silva e Heitor Martins Oliveira, do Curso de Licenciatura em Teatro da UFT, participaram da segunda etapa do projeto "Drama como método de ensino: Tecnologias educacionais artísticas no contexto de biomas e culturas brasileiras ameaçadas". 

O evento principal do projeto ocorreu no período de 15 a 22 de abril, no Estado do Mato Grosso do Sul. A iniciativa, apoiada pela FUNDECT/MS, reúne docentes de três instituições federais: UFU, UFT e UFG, com o propósito de desenvolver novas abordagens educacionais por meio de uma formação artística contínua destinada aos professores da educação básica. 

A professora Renata destaca que "o Drama é uma abordagem de ensino teatral, originada na Inglaterra e difundida em diversos países, incluindo o Brasil nas últimas décadas. Neste projeto, estamos desenvolvendo essa abordagem para promover uma aprendizagem transdisciplinar, integrando áreas como artes e educação socioambiental", afirmou. 

O foco central reside na utilização da abordagem do drama, em conexão com os desafios socioambientais, visando enriquecer o ensino nas escolas públicas do estado do Mato Grosso do Sul. As ações ocorrem desde julho de 2023,  realizando oficinas online voltadas para educadores. Atualmente, o projeto está em sua segunda fase, promovendo oficinas híbridas, combinando formatos online e presencial, em escolas e cidades parceiras.

Para o professor Heitor Oliveira, o projeto auxilia o desenvolvimento escolar, e "a abordagem do Drama possui o potencial de gerar resultados positivos na pedagogia das artes cênicas e na construção de conhecimento em outras áreas, bem como nas experiências artísticas, relações interpessoais e vivências coletivas", concluiu.

Sobre o Projeto 

O projeto é coordenado por Flávia Janiaski Vale, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em colaboração com Mariene Hundertmarck Perobelli e Wellington Menegaz de Paula, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A iniciativa representa um importante passo na busca por métodos educacionais inovadores que possam enriquecer o aprendizado dos alunos, especialmente no contexto desafiador dos biomas e culturas brasileiras ameaçadas, além de fortalecer a formação contínua dos professores da rede pública de ensino.

Para saber mais acerca do projeto, suas ações são divulgadaspelo perfil na rede social Instagram: @dramabrasilidades

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