Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores da UFT desenvolvem audiotour para pontos turísticos de Natividade
Início do conteúdo da página
Roteiro de Afeto

Pesquisadores da UFT desenvolvem audiotour para pontos turísticos de Natividade

Por Jorge Cardoso | Edição: Caroline Carvalho | Revisão:PauloAires | Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 18h36 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 18h36

Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desenvolvem, na cidade de Natividade, o projeto Implantação do Roteiro de Afeto: Audiotour Patrimonial Natividade/TO, tendo em vista a preservação, a educação e a salvaguarda do patrimônio cultural do estado do Tocantins. 

A primeira etapa da implantação do roteiro ocorrerá em 2024, através de pesquisas de campo e da produção das faixas sonoras. Em seguida, a partir de um novo projeto, serão instalados totens, com códigos QR, em diferentes pontos do centro histórico da cidade.

O Roteiro de Afetos visa proporcionar uma experiência poética e sonora de passeios guiados, possibilitando, ao turista, uma experiência imersiva, ao mesmo tempo em que busca promover a preservação do patrimônio cultural de Natividade e fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento da cidade.

O projeto é um desdobramento de outro iniciado anteriormente, de cooperação técnica em andamento entre as mesmas instituições, coordenado pela Professora Dr.ª Noeci Carvalho Messias: o Dossiê Bem Cultural Ourivesaria de Release Natividade (2023-2024), que se constituiu de uma ação de salvaguarda da Ourivesaria advinda das ações realizadas em torno de estratégias integradas para valorização das joias de Natividade e de vários bens culturais.

A equipe de pesquisa para o Audiotour é composta por professores do curso de Licenciatura em Teatro, técnicos e estudantes da UFT; professores da rede pública de Natividade; as professoras Verônica Tavares e Cássia Tavares, que participam ativamente do projeto que conta, também, com o apoio de associações a exemplo da Associação Comunitária Cultural de Natividade (Ascuna); e a Dra. Renata Ferreira, professora do Curso de Licenciatura em Teatro da UFT, a coordenadora geral do projeto.

Próximos passos

A primeira fase do projeto tem previsão de conclusão para dezembro deste ano. As etapas descritas abaixo se referem às quatro metas previstas na planilha de custos do projeto:

Meta 01 -  Elaboração do Plano de Trabalho Etapa 1
Meta 02 - Realização da pesquisa bibliográfica e de campo Etapa 2
Meta 03 - Elaboração de roteiros de visitação e gravação
dos áudios
Etapas 3, 4 e 5
Meta 04 - Produção da base de dados e material gráfico Etapas 6 e 7

 

Fim do conteúdo da página