Talks InovaTO destaca o empreendedorismo e a inovação para a solução de problemas
Com histórias inspiradoras sobre empreendedorismo, o primeiro Talks InovaTO ocorreu na noite de 21 de novembro, no auditório do Cuica, em Palmas. O evento teve o tema Empreendedorismo: Construindo Negócios e Carreiras e marca o primeiro ano da Agência de Inovação da Universidade Federal do Tocantins (InovaTO).
A empreendedora Maria Edvângela, de Taquaruçu, é um caso de sucesso e conta como começou a produzir carne de jaca durante a pandemia para aproveitar a produção da fruta que havia em seu quintal. O negócio deu um salto com a combinação do recurso financeiro e capital intelectual. Hoje já compra a produção de jaca dos quintais de 8 famílias e atende a 10 restaurantes. “Nós estamos falando de criar uma cultura. Não é só empreender e ganhar dinheiro. É se transformar e transformar o entorno”, argumenta.
Em seguida, as palestras dos pesquisadores Márcio Machado, Clarissa Stefani Teixeira e Geraldo Campos abordaram conceitos e provocações sobre inovação e empreendedorismo. “A inovação se potencializa com a combinação de vários fatores”, indica Machado. “Cada um é um ator participante. Uma ideia só vai pra frente com quem tem sangue nos olhos e é preciso agarrar as oportunidades”, provoca Clarissa. Enquanto Geraldo Campos questionava: “para que e por que empreender?”.
Houve tempo para apresentação do Labtec, coordenado pelo professor Warley Gramacho, no Câmpus de Palmas. O laboratório foi destaque durante a pandemia pela produção de próteses faciais que foram utilizadas por profissionais de saúde. Entre as atividades desenvolvidas pelo Labtec, além da impressão 3D, estão trabalhos com eletrônica e robótica, todos desenvolvidos por professores e estudantes.
Redes Sociais