UFT recebe representante do consulado do Reino Unido para palestra sobre bolsa de intercâmbio
Programa Chevening, do Reino Unido, está com inscrições abertas - até 07 de novembro - para bolsas de mestrado
Chevening, de mestrado no Reino Unido, classificam a oportunidade. O coordenador do programa, James Phillips, está na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e ministrou uma palestra na noite desta terça-feira, 10, no auditório plenário do prédio da Reitoria. Organizado pelo Projeto Outrocampo e pela Coordenação de Internacionalização da UFT (Relinter), o evento foi uma oportunidade para sanar as dúvidas acerca do programa e ter dicas com quem já foi contemplado por ele.
Mais que um intercâmbio, um projeto de vida de desenvolvimento pessoal. É assim que os bolsistas doNa abertura, o vice-reitor da UFT, professor Marcelo Leineker, destacou as oportunidades de inglês oferecidas pelo Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes (CECLLA) no incentivo a intercâmbios institucionais e profissionais. Marcelo ressaltou, ainda, a importância de eventos como esse na expansão da internacionalização da UFT.
O objetivo da palestra é atrair mais pessoas do Tocantins para participar do Programa, que já existe há 40 anos. “Não tivemos nenhuma inscrição daqui do estado nos últimos anos, mas queremos que essa realidade mude. Ser Chevening é para a vida toda e tenho certeza que voltarão profissionais ainda mais qualificados para o Tocantins”, afirmou o coordenador do programa no Brasil, James Phillips. Na ocasião, James apresentou o programa, as exigências e as principais informações acerca da bolsa, que custeia todos os gastos com viagem e estadia no Reino Unido por um ano, tempo de duração de programas de mestrado nos países.
Para concorrer a uma bolsa Chevening é preciso planejamento e organização. Esse foi o principal ponto da fala de Emerson Zotti, ex-bolsista do programa. Ele destacou, ainda, como a preparação criteriosa, com pesquisas sobre as universidades e os contatos feitos, foram fundamentais para conseguir a bolsa. “Utilizei o momento de pesquisa para me preparar para os testes de proficiência que as universidades exigiam e, assim, aprimorar meu inglês”, indica Emerson.
Uma excelente oportunidade para esse aprimoramento é o curso oferecido pelo CECLLA. Estudantes da UFT podem fazer o curso de inglês oferecido nos diversos campi da instituição. A coordenadora do Centro, Daniela Corcioli destaca que o principal objetivo do projeto é fomentar a inclusão linguística. “O CECLLA surgiu para cobrir a lacuna da falta de oferta de programas de línguas de modo mais acessível no estado”, afirma. Daniela informou que a intenção é auxiliar os concluintes do curso a fazerem os exames de proficiência da língua, com ajuda de custo.
Os incentivos institucionais também foram assegurados pelo vice-reitor, Marcelo Leineker. O professor colocou a Relinter à disposição para auxiliar os candidatos. “Podemos ajudar no deslocamento para as entrevistas, tradução de documentos, entre outros processos da inscrição no programa”, garante Marcelo.
Tantos estímulos empolgaram os estudantes e egressos presentes no evento. A acadêmica de medicina da UFT, Manoela Teixeira Leão Matos, adorou a palestra pois percebeu que o processo não era tão complicado como imaginava. “As falas dos bolsistas também esclareceram muitas coisas, ouvir deles suas histórias e a trajetória até chegar no Reino Unido através do Chevenning foi muito motivador e, a partir desse momento, vi que era algo possível pra mim”, comenta a estudante, que pretende fazer mestrado em saúde pública.
O Programa Chevening
O Chevening é um programa internacional de bolsas de estudo e de pesquisa do Governo do Reino Unido, que é financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (Commonwealth and Development Office) e organizações parceiras. O programa tem como objetivo oferecer aos futuros líderes do mundo a oportunidade de cursar mestrado em Universidades do Reino Unido. As inscrições ficam abertas até o dia 7 de novembro e podem ser realizadas online pelo site do programa.
Redes Sociais