Projeto de extensão Vida Ativa recebe visita da secretária Municipal da Mulher para diálogo sobre violência contra a pessoa idosa
Nesta terça-feira, 20 de junho, os idosos e extensionais integrantes do projeto Vida Ativa, que é desenvolvido pelo Câmpus da UFT em Miracema, receberam a visita da secretária Municipal da Mulher (SMDM), Elisângela Lopes Ribeiro. A reunião foi realizada no Câmpus de Miracema e teve como principal objetivo promover um momento de diálogo e esclarecimento pautado por muito carinho sobre o Junho Violeta, ação de conscientização a respeito da violência contra a pessoa idosa.
A professora Daniele Bueno, que é uma das responsáveis pela supervisão do projeto Vida Ativa, destacou a importância do debate sobre o projeto. “Acreditamos ser de suma relevância a aproximação das ações organizadas pela Universidade com a comunidade e com o poder público, por isso recebemos aqui no Grupo Vida Ativa a senhora Elisângela Lopes Ribeiro”, ressaltou a professora.
Sobre o projeto Vida Ativa
O Vida Ativa é um projeto de extensão e pesquisa que é desenvolvido no Câmpus de Miracema, voltado para a comunidade de pessoas idosas residentes no município de Miracema do Tocantins, com o objetivo de promover uma prática de atividades sistematizadas e orientadas, almejando a melhora da qualidade de vida a partir dos parâmetros sociais, afetivos e fisiológicos. O projeto Vida Ativa oferecerá um programa de caminhada orientada (aeróbico), exercícios multimodais (consistirá em oito exercícios divididos em exercícios de flexibilidade, equilíbrio, força em formato de circuito) e atividades esportivas, que serão realizadas através de um planejamento periodizado, contando com palestras sobre educação e saúde, alongamentos, aferição da pressão arterial, mensuração da força de preensão manual, perímetro de panturrilha e cálculo do índice RCQ e IMC durante o processo. As atividades são realizadas nos espaços dentro da Universidade Federal do Tocantins – UFT, Câmpus Miracema do Tocantins, acompanhada pelos extensionistas voluntários do curso de Licenciatura em Educação Física/ UFT e supervisionado pela professora Daniele Bueno Godinho Ribeiro e pelo professor Jean Carlo Ribeiro.
Redes Sociais