UFT recepciona intercambistas no Câmpus de Palmas
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) recepcionou, nessa sexta-feira (03), a vinda de quatro intercambistas que vão ingressar na UFT, Câmpus de Palmas. Os acadêmicos fazem parte do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB-MOB).
A Coordenação de Relações Internacionais (Relinter) foi responsável pela recepção desses acadêmicos e, além de montar o cronograma de atividades receptivas, desenvolveram o "Guia Relinter" com informações úteis que vão desde pontos turísticos da capital até unidades de pronto atendimento.
Jorge Mendes é de Guiné-Bissau e é acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Ele conta suas expectativas em relação à formação e ao acolhimento da cidade: "Tenho expectativas muito altas pelo o que está por vir. Quero terminar meu doutorado e voltar para o meu país de origem, mas estou gostando da cidade. Eu me considero em casa, porque já fiz licenciatura no Ceará e mestrado no Rio Grande do sul; então, eu queria fazer essa integração e não fixar só num lugar. Ouvi falar sobre o estado, que é bem novo no contexto brasileiro, e então decidi vir pra cá pra provar uma realidade nova e fiquei surpreendido. A cidade é limpa, tranquila e o povo é muito gentil", comentou o acadêmico.
Desmond Mogagabe é da Namíbia e está finalizando o curso de Medicina na UFT. Desmond conta as dificuldades que teve ao chegar aqui e ressalta a hospitalidade que tem recebido desde que ingressou na UFT: "No início, eu tive dificuldades na comunicação, porque eu não conseguia entender o que os professores falavam, e também em relação ao transporte, mas tudo foi resolvido e minhas expectativas foram cumpridas. O acolhimento é uma das coisas boas que eu vou levar para o meu país. As pessoas são abertas e gostam de ajudar umas as outras", enfatizou.
No encontro, algumas autoridades estiveram presentes: o reitor, Luís Eduardo Bovolato; o vice-reitor, Marcelo Leineker; o pró-reitor da Propesq, Raphael Sanzio Pimenta; a diretora do Programa de Pós-Graduação, Karylleila Andrade; e também o coordenador de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Alex Pizzio. Para tornar o momento ainda mais acolhedor, dois outros intercambistas veteranos foram convidados a compartilhar um pouco de suas experiências na Universidade, com os calouros.
Redes Sociais