25 anos de história: a formação em Jornalismo da Unitins à UFT
Na manhã desta segunda-feira (18), a mesa-redonda entre professores e ex-alunas emocionou todos os participantes da primeira transmissão em comemoração aos 25 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Com o início marcante do evento, os integrantes tiveram a honra de ouvir os mais belos depoimentos e relembrar momentos importantes do curso na vida dos comunicadores.
A professora Valdirene Cássia, hoje atuando em outra instituição, relatou a sua gratidão à Unitins, onde o curso foi iniciado ainda como Comunicação Social, e também à UFT por tê-la recebido tão bem e a tornado a grande profissional que é hoje. Querida pelo corpo docente, a professora recebeu inúmeras mensagens de carinho através do chat ao vivo durante a sessão.
Emoção dos docentes
Houve ainda o momento de ouvir a sinceridade e felicidade do professor Fábio D’Abadia em ser parte da história do curso. Ao se emocionar com sua trajetória, o professor chorou e agradeceu a oportunidade, além de demonstrar o seu carinho por todos os alunos que passaram por suas turmas ao longo dos anos de UFT.
A jornalista convidada, Neuracy Viana, foi aluna da primeira turma de Comunicação Social enquanto ainda era Unitins, no início da trajetória do curso. A ex-aluna contou sua experiência e as dificuldades enfrentadas pela turma por conta da falta de infraestrutura e de todo o processo de iniciante. Com muita gratidão, Neuracy aconselhou aos alunos participantes a aproveitarem o máximo possível da vida acadêmica. “O curso é fundamental para o exercício no mercado de trabalho, aproveitem os professores, as oportunidades, cada momento da faculdade para criar destaque na profissão”, orientou.
Sucesso do evento
O mediador da mesa, professor Alan Barbiero, demonstrou sua imensa satisfação com o sucesso do evento e os depoimentos ouvidos no encontro. “Nós temos pouquíssimas memórias registradas, então encontros como esse se tornam fundamentais para todos verem o tamanho da nossa história”, frisou. Além disso, o professor contou ainda sobre o início do curso, das dificuldades da trajetória e ressaltou que “o maior desafio no início do curso era acreditar e ter pessoas que também acreditassem para que tudo acontecesse da forma que sonhamos”.
O encontro foi finalizado com muita emoção pela professora e coordenadora do curso, Valquíria Guimarães, que também estendeu o convite a todos para a abertura oficial do evento de 25 anos que ocorrerá hoje, 18, a partir das 19h no canal do YouTube Jornalismo UFT. Após a abertura, será realizada a palestra “As mudanças no mundo do trabalho dos jornalistas: das incertezas às perspectivas da profissão” com a professora Roseli Fígaro (ECA/USP), mediada pela professora Marluce Zacariotti.
Leia também
Curso de Jornalismo celebra 25 anos de criação com programação especial
Redes Sociais