Dia do Físico: A data celebra profissionais dedicados a compreender os fenômenos
A Física é uma das ciências mais antigas do mundo. Desde os primórdios da humanidade, já existiam sábios empenhados em observar e entender os acontecimentos da natureza, mas só em 2005 - quando a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu aquele ano como o “Ano Internacional da Física”, em um tributo ao “Ano miraculoso de Einstein” - esse estudo teve seu dia reconhecido e festejado.
Desde então, no dia 19 de maio, é comemorado o Dia do Físico. A data celebra o profissional que dedica sua vida a estudar, pesquisar e lecionar Física - a ciência que busca entender os fenômenos naturais do mundo.
Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), o curso - focado no exercício do magistério - começou a ser ofertado em 2009 e, desde então, formou diversos profissionais capacitados e habilitados a disseminar o saber científico, professores que contribuíram e continuam contribuindo para a construção do ensino básico de qualidade no Tocantins.
Hoje, a Licenciatura em Física é oferecida no Câmpus de Araguaína em um formato exclusivo no estado, como conta a coordenadora do curso, Regina Lélis de Souza: “Ofertamos, na UFT, o único [curso] em modalidade presencial na região. [O curso] Destaca-se pela excelente qualificação do corpo docente e também por contar com infraestrutura de salas de aula e laboratórios de boa qualidade, o que reflete na formação profissional do licenciando”, afirma.
Para Victor Manoel Soares da Conceição, aluno do 7° período de Física, a excelência do seu curso de graduação o diferencia dos demais: “O diferencial está na qualidade do curso - que é muito grande - pois os docentes do curso são capacitados, proporcionando uma experiência de aprendizado significativa a nós, discentes”, aponta o estudante, que reconhece a importância e a valia da profissão e do ensino promovido pela UFT.
Redes Sociais