Debate sobre conhecimentos tradicionais índigenas marca o Dia do Índio na UFT
Hoje é comemorado o dia do Índio. A data recorda o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, com o objetivo de reunir os líderes indígenas de diferentes regiões e zelar pelos seus direitos.
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) possui um número representativo de estudantes indígenas, sendo uma das primeiras universidades brasileiras a aderir ao sistema de cotas para estudantes indígenas. Em 2004, a resolução elaborada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) e pela Secretaria Especial para Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Seppir) reservou 5% de vagas do vestibular da UFT para estes candidatos. Com isso, são 2 vagas em cada curso da instituição para esses estudantes.
A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) realiza programação voltada para a data no dia 20 de abril, às 19h. No mês da visibilidade dos povos indígenas haverá uma roda de conversa online com o tema: “Quem é o indígena? Representação sobre os povos indígenas na atualidade”. Nesse encontro será abordado as representações, os estereótipos e as distorções sobre as populações indígenas e como esses elementos desencadeiam preconceitos e exclusões que fortalecem o racismo estrutural e a não efetivação dos direitos indígenas e o acesso à educação, saúde e território. Participe do evento por meio do link: meet.google.com/qyj-hstq-krv .
Porto Nacional
Inicia hoje (19) e segue até amanhã, o IV Seminário Acadêmico Indígena da UFT, com o tema "Conhecimentos Indígenas e Covid-19", organizado pelo PET INDÍGENA - NEAI CONECTANDO CONHECIMENTO, no Câmpus de Porto Nacional. O evento será online e inicia às 13h com a mesa-redonda "Pesquisadores Indígenas na UFT" e às 19h será realizada a Conferência de Abertura "Conhecimentos indígenas e Covid-19", com Selma Sekwahdi Xerente e Eduardo Romprê.
Serão dois dias de conferências e mesas redondas com a participação dos povos indígenas, debatendo os conhecimentos tradicionais e suas relações com a pandemia, apresentando suas pesquisas acadêmicas e suas experiências no ambiente universitário.
O interessado em participar do Seminário deve realizar sua inscrição na Plataforma Sisma. Clique aqui!
Caso o interessado tenha dificuldade com a inscrição, a monitora Dorilene poderá ser contactada pelo telefone (63) 984205625.
Confira a programação completa abaixo:
Redes Sociais