Seminário Ética e Jornalismo na Cibersociedade termina nesta 3ª feira com debate entre jornalistas
Realizado pelo Nujor e curso de Jornalismo, o evento discute ética e práticas no mercado jornalístico com palestrantes locais e nacionais
As relações de produção e os conflitos éticos: atividade social e suportes técnicos privados, interesse público versus interesses particulares. Esta é a pauta da última atividade do Seminário Ética e Jornalismo na Cibersociedade, que iniciou no dia 24 de novembro e termina nesta terça-feira (08/12). A mesa-redonda de amanhã, às 19h15, propõe debate sobre ética a partir das experiências dos profissionais convidados. O evento é online e pode ser acessado pela plataforma Even3.
Nas duas primeiras atividades debateu-se sobre a deontologia do jornalismo digital e sobre os dilemas éticos da investigação jornalística. Já na mesa de amanhã, intitulada "Ética em Debate: experiências no exercício profissional do Jornalismo", a ideia é trazer as experiências dos profissionais e os dilemas éticos que permeiam a profissão. Os palestrantes do seminário são profissionais, professores e pesquisadores, locais e nacionais.
Como propõe o texto de apresentação da mesa-redonda, os participantes do seminário poderão acompanhar, nas falas dos profissionais, a conduta ética passo a passo, abrangendo a pesquisa, a construção da pauta, a redação e edição do texto jornalístico. Quem conduzirá essa narrativa serão os jornalistas Jonas Valente (Intervozes/EBC), Adriano Fonseca (TV Anhanguera) e Luana Fernanda (Assessora/empreendedora em Jornalismo). A jornalista Alessandra Bacelar (Sindjor/TO) fará a mediação e, também, trará um pouco do contexto do mercado local e das ações do sindicato.
O evento é aberto a interessados em geral, mas foi idealizado para alunos, professores e profissionais do jornalismo. Faz parte da disciplina Ética e Legislação em Jornalismo, ministrada pela professora Dr.ª Marluce Zacariotti, que é a coordenadora do seminário e do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor/UFT). De acordo com a professora, pensar os desafios éticos do jornalista da cibersociedade é uma necessidade. “ Etica e deontologia no jornalismo são eixos centrais da formação e são fundamentais no exercício profissional. Além disso, o mercado sofre grandes transformações e nosso papel na academia é refletir sobre os impactos na profissão, sempre reforçando a criticidade de nossos alunos”, explica.
Os interessados ainda podem fazer inscrição na plataforma e terão direito a certificação.
ServiçoO quê? Seminário ética e Jornalismo na Cibersociedade Quando? Terça-feira – 08/12/2020 Hora? 19h15 Onde? Canal do curso de Jornalismo no Youtube, via plataforma Even3 |
Redes Sociais