Boletim sobre excesso de peso e obesidade em Palmas é publicado
Na última sexta-feira (13), foi divulgado o Boletim Epidemiológico sobre Excesso de Peso e Obesidade em Palmas. O documento foi publicado pela Secretaria Municipal de Saúde Palmas (Semus), em parceria com o Projeto ECOA-SUS/Tocantins - este, coordenado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). O estudo mostra - entre uma série de pontos relevantes - que a prevalência de adultos com excesso de peso no município de Palmas aumentou em 36%, nos 10 últimos anos. Quanto à obesidade, no mesmo período, o aumento foi de 26,2%.
A obesidade é um dos principais fatores de risco para as doenças crônicas como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e vários tipos de câncer. Afeta pessoas de todas as idades e grupos sociais. Com o diagnóstico em mãos, o desafio dos pesquisadores do Projeto é propor medidas e ações que possam ser eficazes no controle e enfrentamento da obesidade em Palmas. Clique aqui e acesse o Boletim completo.
Sobre o Projeto
O Projeto Ecoa-SUS/Tocantins é financiado pelo CNPq e apoiado pelo Ministério da Saúde. A UFT, por meio de seu Curso de Nutrição, é quem coordena a ação. O Projeto conta com um corpo multiprofissional e multidisciplinar de docentes, além de gestores e trabalhadores da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins (Sesau) e Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus). Além disso, recebe o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS) e da Comissão Intergestores Regional (CIR).
Para saber mais, acesse a página do Projeto ECOA -SUS/Tocantins e conheça seus eixos de atuação.
Redes Sociais