VI Jornada Universitária pela Reforma Agrária e VII Jornada de Educação do Campo serão realizadas online
Com o tema “Diálogos interdisciplinares na educação do campo e questões agrárias no Tocantins: produção de alimentos saudáveis e soberania alimentar” serão realizadas nos dias 20 e 27 de maio e 03 de junho a VI Jornada Universitária pela Reforma Agrária (Jura) e VII Jornada de Educação do Campo. A jornada é aberta para todos os acadêmicos da UFT.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O interessado precisa mandar seu nome completo, o nome do seu curso, cpf e e-mail. O link com a plataforma onde ocorrerá a jornada será enviado um dia antes para o endereço eletrônico informado no ato da inscrição.
Para os organizadores do evento o tema é pertinente neste momento, pois “a agricultura camponesa, a reforma agrária popular, a produção de alimentos saudáveis e a soberania alimentar poucas vezes se mostraram tão importantes como nesse tempo que estamos vivendo no Brasil e no mundo (pandemia pelo COVID-19). Nesta perspectiva, a existência de espaços de debates e reflexões acerca destas temáticas se impõem como pauta na universidade e sociedade civil”, conclui a Comissão Organizadora.
Histórico
O Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Tocantinópolis, realiza há seis anos eventos acadêmicos anuais voltados a discussões, estudos e vivências sobre educação do campo e questões agrárias. Este ano, dado o contexto pandêmico, a Comissão Organizadora decidiu coletivamente pela realização do mesmo em um formato virtual.
Os organizadores do evento explicaram que a escolha da data de realização é uma homenagem que se faz à Josimo Morais Tavares, conhecido como Padre Josimo, negro, filho de camponeses pobres que, após seus estudos em seminários, formou-se padre e dedicou sua vida à causa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Ele foi assassinado em maio de 1986.
Programação
- 20.05 | 19 h | Live
Mesa de Abertura
Professor Nataniel da Vera Cruz Gonçalves Araújo – Diretor de Câmpus da UFT de Tocantinópolis
Professor Leon de Paula – Coordenador do Curso de Educação do Campo da UFT/ Tocantinópolis
Gercione Pereira Soares – Centro Acadêmico de Educação do Campo da UFT/ Tocantinópolis
Professora Luana Mara Pereira – Coordenadora Geral do evento
Mesa 1: “Educação do Campo e Agroecologia”
Antônio Marcos Bandeira – MST
Cícera Soares Sousa – Egressa LEDOC/ UFT
Cirineu da Rocha – MAB
Antônio Veríssimo- Aldeia Cocalinho
Mediação: Professor Sidinei Esteves de Oliveira de Jesus – UFT
- 24.05 | 13h30 | Videoconferência
Oficina de escrita criativa “Plantando Poesia”
Samanta Matos – Mestra em Literatura e Crítica Literária PUC/ SP
Mediação: Professora Luana Mara Pereira – UFT
- 03.06 | 19h | Live
Mesa 2: “Mulheres e Soberania Alimentar em tempos de crise”
Maria das Graças Custódia de Deus – MST
Dona Eunice da Conceição Costa – MIQCB
Valéria Pereira Santos – CPT
Judite da Rocha – MAB
Mediação: Professora Rejane Cleide Medeiros de Almeida – UFT
Organização
O evento é uma realização do curso de Educação do Campo - Artes e Música/ UFT, Câmpus Tocantinópolis; Grupo de Estudos e Pesquisas em Agroecologia e Cartografia Social – GEPACS/ Tocantinópolis; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a cidade e o campo contemporâneo - GEPECAM/ Tocantinópolis; Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo - GEPEC/ Tocantinópolis; Movimento dos Trabalhadores rurais do Tocantins – MST ; Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB; Comissão Pastoral da Terra – CPT e Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB.
Redes Sociais