Novas instalações elétricas melhoram a qualidade da segurança predial no HDT-UFT
Coordenado pelo engenheiro clínico e eletricista Cesar Pinheiro, o projeto de expansão nas instalações elétricas do Hospital de Doenças Tropicais, da Universidade Federal do Tocantins, já está em pleno funcionamento. A Unidade de saúde é filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e oferta atendimentos especializados em doenças infectocontagiosas e parasitárias para o município de Araguaína (TO) e região.
O custo da reforma foi de R$ 48,5 mil e contemplou a aquisição de novos cabos e quadros de disjuntores, ampliou o aterramento, colocou protetor contra surtos no quadro elétrico (para-raios), e aumentou a capacidade de carga dando suporte para instalação de mais equipamentos ligados a rede elétrica, como equipamentos de ar-condicionado, além da disposição suficiente de carga para o centro cirúrgico que está em construção e de ampliação de novas áreas do hospital.
De acordo com o engenheiro, a ação foi executada pela equipe de manutenção do hospital e amplia a qualidade técnica da segurança e consequentemente dos serviços que envolvem todo complexo hospitalar. “O projeto levou a proteção elétrica a um nível satisfatório para um hospital de referência, propiciando a manobrabilidade dos circuitos, que significa não ficar refém de possíveis curto circuitos nos cabos alimentadores que deixariam o hospital sem eletricidade por muito tempo até a resolução do problema”.
O profissional destacou ainda que as melhorias no sistema de aterramento elétrico aumentou a segurança dos pacientes, empregados e acompanhantes contra choques elétricos nos diversos equipamentos instalados nas enfermarias e consultórios do hospital.
Sobre a Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Redes Sociais