Plano de Desenvolvimento Regional do Tocantins avança em mais detalhes
Nesta quarta-feira (20), mais detalhes do Plano de Desenvolvimento Regional do Tocantins (Desenvolto) foram definidos entre as 17 instituições parceiras e a equipe da senadora Kátia Abreu. Essa ação vai beneficiar 65 municípios tocantinenses. Durante a reunião na UFT, foram apresentados mais detalhes do projeto, como por exemplo, sua logomarca e como será a divisão dos recursos entre as instituições.
O Desenvolto será realizado durante os próximos três anos. A origem dos recursos é através de emendas parlamentares da senadora Kátia Abreu e da Lei Orçamentária Anual do Governo Federal. Entre os principais eixos do projeto estão a valorização das potencialidades turísticas, qualificação de mão de obra e melhorar as cadeias de produção do agronegócio.
A vice-reitora, Ana Lúcia de Medeiros, explica que este é um momento para as instituições aprenderem a trabalhar coletivamente. “É um momento de desafiar a si próprio e uma grande oportunidade de criar redes entre instituições que têm um objetivo comum. Cada um com a sua expertise vai contribuir para o desenvolvimento do Tocantins. Sozinhos a gente não consegue”.
O chefe de gabinete da senadora Kátia Abreu, Renato Assunção, afirma que o Desenvolto é uma ideia inovadora por reunir o conhecimento acadêmico e técnico para dar suporte aos municípios de menor IDH e renda mais baixa do Tocantins. “Para que esses municípios tenham a capacidade de identificar as suas potencialidades, e a partir do investimento em infraestrutura, possa melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nessas regiões através da geração de empregos e oportunidades”.
Instituições parceiras
Entre as 17 instituições parceiras, durante a reunião, estavam presentes representantes das seguintes entidades: UFT, Unitins, IFTO, Embrapa, Sebrae, Senai, Fieto, Faciet e Senar.
Redes Sociais