Seminário Nacional da Rede Mapa tem início com discussão sobre políticas públicas educacionais
O IV Seminário Nacional da Rede Mapa teve início nesta terça-feira (12), no Câmpus de Palmas. A mesa de abertura teve participação de diferentes pesquisadores da área da educação. O tema desta edição é “Democratizar a gestão da educação: (pro) posições político-institucionais em municípios brasileiros”. O evento segue até quarta-feira (13).
Mesa de abertura do Seminário (Foto: Daniel dos Santos/Sucom)
O Seminário é o espaço de socialização de resultados de pesquisa, estudos, análises e debates a respeito da educação básica pública de responsabilidade da esfera municipal. São debatidos os desafios, possibilidades e inovações expressas em termos de condições normativas e político-institucionais para a democratização da gestão educacional.
Em sua conferência de abertura, o educador Erasto Fortes Mendonça (UnB) ministrou a palestra “Estado, democracia e participação”, com mediação de Elton Luiz Nardi (Unoesc). Erasto abordou políticas públicas e gestão educacional, áreas nas quais têm bastante experiência. Ele apontou que é preciso olhar o passado para poder seguir em frente. E discorreu por pontos da constituição como direito a igualdade e liberdade de expressão.
Organização
A edição de 2019 está sob a coordenação do Subgrupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação e Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Estado e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFT, em cooperação com as demais instituições de educação superior participantes da Rede de pesquisa. A professora Rosilene Lagares (UFT) é a coordenadora desta edição.
ProgramaçãoTerça-feira - 12 de novembro Local: UFT, Câmpus de Palmas, Anfiteatro/Bloco D, sala 6 7h30 – Credenciamento Estado, democracia e participação 12 h – Intervalo para almoço Participação e representação na gestão de políticas sociais (ou educacionais) 16h30 – Reunião Coordenação Geral (Unoesc), Coordenadores e Pesquisadores Estaduais da Rede Mapa (UFT, Unoesc, Uerj, UEPG, UFC, Uespi, UPF, UFMA) Quarta-feira - 13 de novembro 8h – Painéis de comunicação de trabalhos – Local: UFT, Câmpus de Palmas, Bloco A Condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino para a gestão democrática nos estados de Santa Catarina, Tocantins e Piauí 12h – Intervalo para almoço Condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino para a gestão democrática nos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Ceará 18h – Encerramento |
Redes Sociais