Semana Acadêmica Integrada do Câmpus de Palmas inicia nesta terça (29)
Solenidade de abertura ocorre no CUICA, às 8h; Diretora do Centro de Pesquisa e Inovação do Tribunal de Contas da União (TCU), Fabiana Ruas, é a palestrante convidada.
Entre os dias 29 e 31 de outubro de 2019, o Câmpus de Palmas realiza a primeira edição da Semana Acadêmica Integrada dos cursos de graduação, a Seminal. Com uma extensa programação, o evento tem como objetivo promover um intercâmbio entre as diversas áreas do conhecimento dos 17 cursos do Câmpus. Além disso, reforçar o compromisso da universidade em disponibilizar à comunidade atividades de ensino, pesquisa e extensão. O tema dessa edição traz a ideia de movimento para as ações desenvolvidas pelos cursos no cenário em que a UFT está inserida: a Amazônia Legal.
Programação aberta à comunidade interna e externa
Identificadas por áreas, as atividades ocorrem nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os cursos foram agrupados em quatro grandes áreas: Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Licenciaturas e Saúde, e, juntos, pensaram em ações democráticas, mas sem perder a identificação com sua área.
A partir do tema, Seminal: oxigenando pesquisa, desenvolvimento e inovação na Amazônia Legal , foram pensadas atividades como minicursos, oficinas, intervenções artísticas, palestras, exibições de filmes e apresentações de trabalhos científicos. Com exceções de algumas atividades que especificam o público-alvo, a programação é aberta à toda comunidade universitária e externa. A programação completa está disponível no Menu 'Documentos' do site www.uft.edu.br/palmas. Clique aqui para acessá-la.
A inscrições já estão disponíveis e são gratuitas, por meio do endereço eletrônico bit.ly/seminal2019 .
Quebra-cabeça da inovação: repensando práticas para otimizar resultados
A palestrante Fabiana Ruas se apresenta na abertura do evento com o compromisso de falar para um público diferente do que ela está acostumada: servidora do TCU, em Brasília, ela foca sua experiência em fomentar a inovação no setor público. Quando perguntada sobre o que podemos esperar da sua palestra, Ruas afirma que está sendo um desafio pensar o que da sua experiência faz sentido para o ambiente acadêmico. "O que eu pretendo compartilhar com a Seminal é: que estratégias eu tenho utilizado no Tribunal para fomentar a solução de criações inovadoras no governo. Essas estratégias têm muito a ver com mudanças de mindset, mudança de modelo mental, de como a gente organiza o ambiente e enfrenta o medo de inovar", explica.
Ruas adianta que irá mostrar um pouco das dificuldades que encontra nessa jornada de quase cinco anos à frente do Laboratório de Inovação (TCU), para que quem estiver presente na palestra possa aproveitar um pouco dessa experiência. "Vou falar um pouco sobre como identificar um negócio, como provocar motivação nas pessoas para inovar, como usar estratégias de comunicação para vender melhor seus produtos, e como usar o mindset do design thinking para organizar projetos."
Para finalizar, ela afirma que pretende compartilhar essas estratégias, e o que tem utilizado para que o Governo consiga entregar a inovação que cidadão merece e precisa. A palestra ocorre às 8h30, e tem vagas limitadas à capacidade do CUICA.
Redes Sociais