Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seminário aborda práticas sustentáveis de inserção de biodigestores na pecuária tocantinense
Início do conteúdo da página
PARCERIA

Seminário aborda práticas sustentáveis de inserção de biodigestores na pecuária tocantinense

Por Elmiro de Deus (Seagro / Governo do Tocantins | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 12h00 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 18h26

 Uso de biodigestores na pecuária tocantinense é o foco do evento (Foto: Manoel Júnior / Governo do Tocantins / Divulgação)Uso de biodigestores na pecuária tocantinense é o foco do evento (Foto: Manoel Júnior / Governo do Tocantins / Divulgação)

Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e Universidade Federal do Tocantins (UFT) via Mestrado em Agroenergia (PPGA), ocorre na tarde desta quinta-feira (24), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Palmas. O evento segue até às 18h, com participação esperada de 200 pessoas, entre alunos de escolas agrícolas, produtores, técnicos e gestores.

Na programação das palestras constam os temas Políticas públicas e fomento ao uso das tecnologias de biodigestão no Brasil; O papel dos sistemas de biodigestão na agropecuária sustentável: Desafios encontrados no Brasil para aceitação da tecnologia; Biodigestor sertanejo desenvolvido para o sertão nordestino; Biofertilizante, qualidade e usos como adubação e corretor de solo; e Legislação de uso e conexão com a rede da concessionária de energia do Estado do Tocantins, Energisa.

Para o tecnólogo em sistemas elétricos da Seagro, Reginaldo Novais, o biodigestor é uma tecnologia antiga, mas no Tocantins está sendo incentivada ao produtor rural agora nos últimos anos. “Com esse tratamento de dejetos com o biodigestor, o agropecuarista poderá obter o gás que substituirá o botijão de gás, convencional, gerando uma economia e também poderá passar a tratar da sua terra com um fertilizante totalmente orgânico, chamado biofertilizante, que é a mistura tratada do dejeto animal”, ressaltou.

Segundo a professora Flavia Lucila Tonani, coordenadora do PPGA, a realização do Seminário é mais uma forma que a UFT, por meio do  Mestrado de Agroenergia, tem contribuído para o desenvolvimento integrado e estratégico do Tocantins. "A implantacao de biodigestores é  uma forma de gerar energia limpa, diminuir passivos ambientais, prover qualidade de vida às populações carentes, promover ganhos econômicos à atividade e melhorar o solo. O evento visa  trazer informações sobre os diversos elos da cadeia produtiva do biogás no sentido de promover a  estruturação desta cadeia e  gerar informações aos produtores rurais, empresários e estudantes sobre as potencialidades e desafios desta prática", explicou.

ABC

O uso do biodigestor na pecuária faz parte dos seis programas da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) utilizado atualmente para o desenvolvimento sustentável da pecuária no Tocantins. Os processos de biodigestão e compostagem já são conhecidos e proporcionam a redução dos custos de produção por evitar o consumo de energia, insumos químicos e diminuir os riscos para o meio ambiente.

São também parceiros no seminário o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Agricultura de Baixa Emissão de Carbono(ABC/TO), Serviço Nacional de Agrendizagem Comercial (Senac), as empresas STCP Engenharia de Projetos, Sansuy Biodigestor, Campo Sustentável e UN/DP.

Entenda mais

O biodigestor é um tanque protegido do contato com ar atmosférico, o qual possibilita o reaproveitamento de detritos com esterco e outros materiais orgânicos para gerar gás e adubo, também chamado de biogás e biofertilizante. Ele é alimentado com fezes de animais acrescido de água. Durante o processo, esses materiais entram em decomposição sem a presença de ar, onde é produzido o gás metano, que pode ser utilizado para substituir o gás de botijão ou gera energia por meio de geradores. (Com colaboração de Samuel Lima / Sucom-UFT)

Programação

III Seminário de Inserção do Biodigestor na Pecuária Tocantinense
24 de outubro de 2019
Local: Palmas – TO | Auditório do Senac

13h30 – Inscrições

14h - Abertura

14h30 às 15h15 - Politicas Públicas de Fomento ao uso das Tecnologias de Biodigestão no Brasil (Elvison Nunes Ramos - Coordenador da Implementação do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) / Mapa. (Engº Agrônomo)

15h15 às 16h – O papel dos sistemas de biodigestão na agropecuária sustentável: Desafios encontrados no Brasil para aceitação da Tecnologia (Dr. Jorge de Lucas - Sansuy S.A. – Indústria de Plásticos)

16h às 16h15 – Intervalo

16h15 às 17h – Biodigestor Sertanejo Desenvolvido para o  Sertão Nordestino - Diaconia (Ita Porto de Oliveira - Diaconia)

17h às 17h30 – Biofertilizante  Qualidade e usos como adubação e corretor de solo (André Cestonaro do Amaral - Engenheiro Agrônomo)

17h30 às 18h – Legislação de uso e conexão com a rede da concessionária de energia do Estado do Tocantins – Energisa (Lucas de Sousa Borges - Engenheiro da Energisa)

Confira algumas fotos do evento:

registrado em:
marcador(es): PPGA
Fim do conteúdo da página