Tecnologia de segurança residencial de baixo custo é apresentada na Unitec
Entre as 20 tecnologias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) apresentadas na segunda edição da Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec), no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, de 1 a 5 de outubro, a internet das coisas (IoT) está presente com dois produtos. Um deles é a Central de Segurança Residencial de baixo custo.
Internet das coisas (em inglês: Internet of Things, IoT) é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas.
Central de Segurança Residencial de baixo custo: IoT no auxílio do policiamento comunitário
Os pesquisadores Lucyano Campos Martins e Leonardo de Andrade Carneiro, do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas, desenvolveram uma solução de baixo custo para auxílio na segurança pública e policia comunitária em Palmas.
Segundo eles, a popularização dos microcontroladores de baixo custo tem permitido cada vez mais o desenvolvimento de soluções baseadas em Internet das coisas – IoT. “A viabilidade financeira permite aplicar IoT em soluções que o mercado já tenha soluções comerciais, porém com custo maior”.
Esta proposta de trabalho apresenta uma solução de baixo custo baseada no microcontrolador Arduino UNO, para o problema de furtos residenciais no plano diretor da cidade de Palmas - TO, alinhado às políticas de segurança pública com base nas diretrizes de Policiamento Comunitário. A tecnologia facilita a integração da comunidade e polícia militar, fornecendo informações para viaturas de área no combate a furtos.
Tendo como objetivo geral fornecer em tempo real para as guarnições da Polícia Militar informações de abertura de portas e janelas não autorizadas em residências; sendo o objetivo específico desenvolver comunicador utilizando um microcontrolador com comunicação por sms; disponibilizando informações em tempo real e a viabilidade econômica do dispositivo.
Unitec
O evento reúne instituições de ensino superior de Palmas que, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visa aproximar a academia e as pesquisas e trabalhos acadêmicos produzidos dos setores produtivos (industriais, de serviços e comerciais). A II Unitec integra o Arena do Conhecimento, organizado pelo Sebrae, que ocorre no mesmo período. Além da UFT, participam da Unitec a Universidade do Tocantins (Unitins), o Instituto Federal (IFTO) e o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).
Redes Sociais