UFT recruta pacientes hipertensos para Pesquisa Nacional sobre Nutrição
Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Câmpus de Palmas, estão recrutando pessoas com idade superior a 21 anos ou mais, com diagnóstico médico de hipertensão arterial, pressão arterial sistólica maior ou igual 140mmHg e que não receberam/recebem orientação nutricional há pelo menos seis meses.
O projeto “Efetividade de uma estratégia nutricional para controle pressórico em pacientes com hipertensão arterial sistêmica usuários do Sistema Único de Saúde (SUS): estudo Nupress” é coordenado pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor), e fruto de um incentivo do Ministério da Saúde. Pretende-se avaliar a efetividade de uma estratégia nutricional para controle pressórico em pacientes com hipertensão, após um (1) ano de seguimento.
O estudo é multicêntrico e o curso de Nutrição da UFT é um dos centros da região Norte. Em Palmas, o estudo pretende acompanhar, por um (1) ano, 56 pacientes que atendam aos critérios de inclusão. Os participantes serão divididos por sorteio em dois grupos: o grupo intervenção e o grupo controle. O grupo controle receberá dieta prescrita conforme as orientações nutricionais atualmente recomendadas; e o grupo intervenção, o aconselhamento nutricional baseado na alimentação saudável, na qualidade da dieta e em conceitos de terapia comportamental e mindfulness. Ao longo de um ano, os pacientes realizarão três exames de sangue, receberão lanche e auxílio transporte, todos pagos pelo HCor.
Os interessados em colaborar e/ou participar do projeto Nupress devem entrar em contato pelo telefone (63) 3229-4823 ou 984708631 (WhatsApp) ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para agendar a primeira consulta e verificar se contemplam os requisitos necessários para participar da pesquisa.
Redes Sociais