Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > "Trabalhar faz bem para a saúde"; incentiva produtora rural de 74 anos
Início do conteúdo da página
direitos humanos em pauta

"Trabalhar faz bem para a saúde"; incentiva produtora rural de 74 anos

Por Shelen Assakawa e Amanda Oliveira | Supervisão: Profª Lúcia Helena Mendes | Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 09h59 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 09h59

 

A busca de mulheres por alternativas de vida no ramo rural têm crescido cada vez mais. É comum encontrar pessoas como a Geni Fernandes da Luz que são aposentadas e mesmo assim decidiram trabalhar (continuar trabalhando) na área. Ela já tem 74 anos, mas o carinho especial que construiu com o campo foi iniciado há 27 anos.

Para a dona Geni, a horta é como terapia diária. A conexão que sente com o verde sempre a lembra de que está no lugar certo. O trabalho no campo além de ajudá-la na renda de casa, fortalece seu empoderamento e autoestima pessoal. O modo de vida mantém a produtora rural de pé, segundo ela mesma diz, principalmente nestes últimos anos em que o tempo já não é tão bondoso. Sabe aquele motivo que todo mundo tem, que incentiva o acordar toda manhã? Então, a Geni afirma que se não fosse o trabalho rural, ela não estaria mais nem andando. Literalmente.

Em entrevista, Geni da Luz disse atender diariamente clientes, e ser visitada por colegas sempre. Ela garante que além de muitas hortaliças boas, o papo e as lembranças são das melhores também.

Confira um pedacinho da conversa que tivemos:

Dona Geni, 74 anos

Amanda Oliveira – Dona Geni hoje a sua atividade é aqui no campo? Como é?
Geni – Sim, pra mim é muito bom, a hora que estou trabalhando, eu fico com a cabeça sossegada, tenho minhas coisinhas, faço meus troquinhos é bom.
Amanda Oliveira – A Senhora é aposentada?
Geni – Graças a Deus!
Amanda Oliveira – Então além da aposentadoria a senhora tira uma renda extra?
Geni – Sim, tenho essa aqui também que me ajuda muito, em tudo.
Amanda Oliveira – O que esse trabalho contribui para sua família?
Geni – Quando eles estão precisando, ajudo filhos, ajudo neto e sou feliz. Sou separada.
Amanda Oliveira – Seus filhos já quiseram que a senhora parasse de trabalhar e ficasse em casa?
Geni – Não, só tem uma filha que manda eu deixar de mão, mas eu digo que não, porque se não vou entrevar, vou ficar pior, não vou trabalhar…
Amanda Oliveira – Por que eles iriam querer que você deixasse esse trabalho?
Geni – Porque, com a velhice, eu vivo sentindo uma dor ou outra, então ela diz “é mãe larga esse trabalho!” e eu digo, “não se eu deixar vou entrevar, e aqui eu ganho meus troco, converso com um e outro, passo o tempo”. É muito bom.
Amanda Oliveira – Qual o trabalho que a senhora desenvolve aqui?
Geni – Eu planto, colho, vendo, dou para uma pessoa e outra, ajudo.
Amanda Oliveira – A atividade te oferece uma renda que você acha valer a pena, ou é mais para sua satisfação pessoal?
Geni –
Bom, todos dois é bom, me ajuda, todo dia eu tenho um dinheirinho, compro meu café, compro uma carne, ajudo um neto, ajudo um filho a hora que precisa e eu tô bem.
Amanda Oliveira – O que a senhora acha que o Governo poderia fazer para melhor esse trabalho para as mulheres no campo? Você acredita que poderiam ajudar e contribuir as mulheres, se sim, de que forma ?
Geni – Bom, eu acharia bom que colocasse mais mulheres para trabalhar, porque tem muita mulher que não trabalha. É aumentando para ter mais lugares para trabalhar.
Amanda Oliveira – A senhora acha que a mulher deve trabalhar independente da idade?
Geni – Deve, porque se não vai adoecer, trabalhar faz bem pra saúde. As novas também tem que trabalhar.

registrado em:
marcador(es): Direitos Humanos
Assunto(s): #direitoshumanos
Fim do conteúdo da página