XII Congresso Nacional de Ecoturismo encerra suas atividades em Porto Nacional
XII Congresso Nacional de Ecoturismo (Conecotur) e o VIII Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (EcoUC) reuniu, em Porto Nacional, pesquisadores, estudantes e profissionais para debaterem sobre a “Integração das Unidades de Conservação a partir de sua viabilidade econômica”. A programação do evento foi realizada de 03 a 07 de junho.
Para a coordenadora do evento e professora de Geografia, Rosane Balsan, "emergiram novas possibilidades de pesquisas interinstitucionais e interdisciplinares e reflexões sobre as atividades do Ecoturismo, em especial para pensar a partir do lugar em que estamos inseridos”.
“Esta foi uma das edições mais profícuas dos eventos, tendo altíssima qualidade de debates acadêmicos bem como impecável organização pelas instituições promotoras”, avaliou o presidente da Sociedade Brasileira de Ecoturismo, Zysman Neiman. “Os desdobramentos das tricas de experiências realizadas certamente ainda irão repercutir durante bastante tempo na comunidade nacional relacionada com a atividade do Ecoturismo”, concluiu Neiman.
O evento contou com sete mesas-redondas e duas conferências, além, de apresentação de mais de cinquenta trabalhos científicos em seis eixos temáticos que vão da Educação Ambiental no Ecoturismo e até o aprimoramento de políticas públicas para o aperfeiçoamento da atividade, e seis atividades de campo.
A programação ainda contou com um concurso de fotografias, o Conecotur Fest e atividades de campo realizadas em Porto Nacional e cidades circunvizinhas – como Palmas, Taquaruçu e Natividade. Alguns participantes também fizeram um roteiro de três dias pelos Mosaicos de Unidades de Conservação no Jalapão, onde puderam observar como se dá a prática do Ecoturismo nessa região.
Redes Sociais