Professor moçambicano e UFT manifestam interesse em firmar acordo para intercâmbio acadêmico
Por intermédio do Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários (Nurba), o professor Ernesto Jorge Macarigue, da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, se encontrou com o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luís Eduardo Bovolato. O objetivo do encontro desta sexta-feira (15), é discutir o interesse em cooperação técnica entre as duas instituições.
Acompanhado de diversos professores do Câmpus de Porto Nacional, com quem já tem relação acadêmica por conta de participação em projetos do Nurba, Macarigue comenta as expectativas a partir do encontro. “Discutir possibilidades de mobilidade para professores e para estudantes. Assim podemos desenvolver pesquisas sobre fenômenos brasileiros e moçambicanos para avaliar a relação cultural entre os países. Temos linhas de pesquisas a serem atendidas tanto aqui na UFT como em Moçambique”.
Com o interesse manifestado, a próxima etapa será levar a resposta ao reitor da universidade no Moçambique para celebrar o acordo em documento, e assim estabelecer as missões de pesquisa entre os dois países e captar recursos para a realização do projeto.
Redes Sociais