UFT sedia neste sábado e domingo oficina e aula do prêmio EDP nas Artes
O Câmpus da UFT em Palmas sediará neste sábado e domingo (5 e 6 de maio) aula e oficina do Prêmio EDP nas Artes no auditório do Bloco III. A aula, que ocorrerá das 10h às 17h, versará sobre arte contemporânea e a oficina será sobre xilogravura, das 9h às 13h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online (veja links para inscrições mais abaixo).
As ações fazem parte da programação da 6ª edição do Prêmio EDP nas Artes, promovido pelo Instituto Tomie Ohtake e o Instituto EDP. Ações como estas estarão sendo realizadas em diversas cidades brasileiras. Em Palmas, será na Universidade Federal do Tocantins, que entrou como parceira na realização destas ações, por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex/UFT).
A aula sobre arte contemporânea será ministrada por Gabriel Zacarias, que é docente de História da Arte vinculado ao Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e leciona também no curso de Arquitetura da mesma universidade. É pós-doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, doutor em Estudos Culturais pela Universidade de Perpignan (França) e pela Universidade Bergamo (Italia), com estágio doutoral na Universidade de Paris 10 (França) e mestre em Culturas Literárias Europeias pela Universidade de Estrasburgo (França) e pela Universidade de Bolonha (Itália).
A oficina de xilogravura será ministrada pelo artista plástico Santidio Pereira de Souza. Ele é piauiense de Curral Comprido, e foi morar ainda muito pequeno em São Paulo (SP). Sempre gostou de desenhar e pintar e foi matriculado em uma ONG (Instituto Acaia) que desenvolve trabalhos socioeducativos com pessoas das comunidades da região da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Nesta ONG teve o contato inicial com a marcenaria, cerâmica, pintura e animação. A arte da xilogravura veio depois e foi nela que ele resolveu dedicar sua força de trabalho, o que o alçou a realizar exposições e oficinas.
Para inscrever-se nas atividades, preencha os formulários abaixo:
O Prêmio
O 6° Prêmio EDP nas Artes foi idealizado para estimular a produção artística contemporânea. O concurso é voltado a jovens artistas de todo o Brasil, nascidos ou residentes no País há pelo menos dois anos, com idade entre 18 e 29 anos. A iniciativa, além da premiação, contempla uma série de atividades ao longo do ano, como cursos, palestras e workshops em regiões brasileiras onde o acesso à arte contemporânea é mais restrito. Os interessados em participar do Prêmio podem se inscrever até o dia 08 de junho, com o envio de um portfólio com propostas de obras por meio do site do Prêmio. (Com informações dos blogs Arte Popular do Brasil e de Santídio Pereira de Souza, Biblioteca Virtual da Fapesp e do site do Prêmio EDP nas Artes)
Redes Sociais