Novos programas de residência médica são aprovados no HDT-UFT
O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), situada em Araguaína (TO) teve quatro programas de residências médicas aprovados, nas áreas de clínica médica, pediatria, infectologia e oftalmologia. O resultado está disponível no Diário Oficial da União Nº 32 desta segunda-feira (22).
O chefe do Setor de Gestão de Ensino, professor Wagner Mariano, adianta que o edital com as informações sobre os critérios de ingresso nas residências está previsto para ser publicado ainda esta semana. “Este é um grande avanço para o município e região, ao passo que possibilita a capacitação de novos profissionais, consolidando a instituição como hospital escola, visto que há apenas dois anos foi federalizado, tornando-se universitário”, comentou.
Para o chefe da Divisão Médica, Ebert Mota de Aguiar, independente da especialidade, o mais relevante é a possibilidade de fixar o profissional na região e consequentemente aumentar o número de pessoas que terão acesso a especialidades muitas vezes pouco encontradas por aqui, porém com uma demanda muito grande, é o exemplo da infectologia.
“Além disso, a presença de médicos formados que adentram a um serviço de residência médica para formação em serviço, permite um maior envolvimento dos especialistas, médicos residentes e comunidade, pois além do campo assistencial propriamente dito, o campo educacional e de pesquisa acabam por vezes em ações extramuros”, frisou Aguiar.
Redes Sociais