Oficinas de Comunicação capacitam mais de 100 participantes em seis câmpus
Com a participação de mais de 100 técnicos administrativos, docentes, funcionários terceirizados e estudantes bolsistas e estagiários em todos os câmpus da UFT exceto Palmas, a Diretoria de Comunicação encerrou na sexta-feira, 1° de dezembro, a série de Oficinas de Comunicação iniciada em outubro.
Durante o período de realização do projeto, os jornalistas Bianca Zanella e Daniel dos Santos percorreram seis câmpus de norte a sul do estado, permanecendo dois dias em cada um, onde apresentaram serviços da Dicom, divulgaram diretrizes e orientações sobre fluxos e processos de comunicação na Universidade e realizaram atividades práticas sobre formatação e publicação de documentos, cadastramento de eventos no Sistema Agenda UFT e fotografia voltada para a divulgação institucional.
Segundo a avaliação da maioria dos participantes, as oficinas trouxeram aprendizados importantes que contribuirão para aprimorar os serviços e serão úteis no dia a dia da comunidade universitária, com uma metodologia apropriada para despertar o interesse e promover a assimilação dos conteúdos.
"Adorei a didática usada pelos instrutores. A forma de ensinar o conteúdo, o material usado e a forma de avaliação no final do curso foram muito bons", disse o técnico do setor de infraestrutura do Câmpus de Arraias, Marcus Vinícius de Oliveira.
"O curso tem muita aplicação e facilita muito nosso trabalho. Acredito que deveria ser ofertado pelo menos duas vezes ao ano", comentou a professora do Curso de Zootecnia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical, Fabrícia Miotto.
"É uma excelente iniciativa que necessita ser replicada", acrescentou a servidora da Coordenação Administrativa do Câmpus de Araguaína, Fernanda Sousa.
Na avaliação geral dos participantes, o curso foi avaliado com média 4, de um total de 5, nos critérios de infraestrutura, conteúdo, metodologia e didática. Já os instrutores foram avaliados com nota máxima (5) e, no quesito autoavaliação, a média atribuída pelos participantes a si mesmos com relação ao interesse, participação e assimilação dos conteúdos foi 8 de um máximo de 10.
A jornalista Bianca Zanella ressaltou que não por acaso essas oficinas ocorreram justamente quando a Política de Comunicação da UFT completou um ano de aprovação no Consuni, no dia 26 de outubro. "Isso demonstra que o pensamento estratégico da comunicação na Universidade vem tendo continuidade", comentou ela.
"Gostaríamos que mais pessoas tivessem participado, mas ficamos satisfeitos com o resultado porque aqueles que estiveram nas atividades demonstraram muito interesse e certamente vão multiplicar a consciência e as competências comunicativas desenvolvidas nas oficinas para outras pessoas nos câmpus", completou a servidora, destacando que o envolvimento de toda a comunidade universitária é essencial no processo de aprimoramento da comunicação organizacional.
Em Palmas, os conteúdos da oficina foram abordados, de forma intensiva, em um workshop realizado no mês de março, mas o câmpus sede da Reitoria deve receber uma oficina no primeiro semestre de 2018, segundo adianta o diretor de Comunicação, Kleber Abreu.
"Para a Diretoria de Comunicação essas Oficinas são estratégicas e precisam ser contínuas nos diversos câmpus da UFT. Por meio dessas atividades a Dicom fica mais próxima dos servidores, alunos e funcionários terceirizados, estabelecendo, assim, uma relação de parceria mais dinâmica e direta", disse ele. "Além dos aspectos técnicos, as oficinas também permitem à Dicom ouvir a comunidade universitária e aperfeiçoar os seus serviços a partir das demandas apresentadas", concluiu.
Redes Sociais