Hospital de Doenças Tropicais da UFT lança primeira edição do Boletim Epidemiológico
Com propósito de informar sobre a dinâmica da ocorrência dos agravos de notificação compulsória atendidos no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), o Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP), por meio da Unidade de Vigilância em Saúde e do Serviço de Vigilância Epidemiológica lançou o Boletim Epidemiológico, na 15ª reunião do Núcleo de Segurança do Paciente, ocorrida na terça-feira (21). Nesta primeira edição foram destacados os agravos HIV/AIDS notificados.
Na ocasião, a chefe da Unidade de Vigilância em Saúde, Hedisônia de Jesus Brilhante Costa apresentou o exemplar, enfocando a importância deste instrumento, no sentido de possibilitar aos profissionais da saúde, gestores, acadêmicos, residentes e demais interessados em ter acesso a informações de qualidade a fim de acompanhar a situação e o perfil de atendimento do hospital.
O chefe do SVSSP, Jáder José Rosário da Silva explica que no universo de dados apresentados no boletim, seria imprescindível e necessário visualizar as oportunidades diversas e lacunas assistenciais, objetivando inserir práticas clínicas que mobilizem os trabalhadores e os gestores, de forma a produzir em cadeia, as melhorias necessárias para garantir que a missão e a visão do HDT-UFT traduzam, exatamente, os anseios de quem presta os serviços e de quem os recebe.
Para a enfermeira de vigilância em saúde, Patrícia Alves de Mendonça Cavalcante, este é um instrumento de vigilância que visa promover a disseminação de informações qualificadas, a partir da interpretação dos dados gerados referentes as doenças de notificação compulsória realizados na instituição, com potencial para contribuir com a orientação de ações em saúde pública no país.
Patrícia lembra ainda que a publicação recebeu o número de ISBN: 978-85-9573-010-6. Este código, aceito internacionalmente, visa individualizar o título de uma publicação seriada, possibilitando qualidade e precisão na identificação e controle da publicação.
O HDT-UFT é o primeiro hospital universitário do Tocantins e faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O boletim pode ser acessado no link.
Saiba mais sobre a Ebserh
Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Redes Sociais