Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Hospital de Doenças Tropicais da UFT lança primeira edição do Boletim Epidemiológico
Início do conteúdo da página
Araguaína

Hospital de Doenças Tropicais da UFT lança primeira edição do Boletim Epidemiológico

Por Daianni Parreira | Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 15h17 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 15h35

Com propósito de informar sobre a dinâmica da ocorrência dos agravos de notificação compulsória atendidos no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), o Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP), por meio da Unidade de Vigilância em Saúde e do Serviço de Vigilância Epidemiológica lançou o Boletim Epidemiológico, na 15ª reunião do Núcleo de Segurança do Paciente, ocorrida na terça-feira (21). Nesta primeira edição foram destacados os agravos HIV/AIDS notificados.

Na ocasião, a chefe da Unidade de Vigilância em Saúde, Hedisônia de Jesus Brilhante Costa apresentou o exemplar, enfocando a importância deste instrumento, no sentido de possibilitar aos profissionais da saúde, gestores, acadêmicos, residentes e demais interessados em ter acesso a informações de qualidade a fim de acompanhar a situação e o perfil de atendimento do hospital.

Durante lançamento do Boletim Epidemiológico do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)
O chefe do SVSSP, Jáder José Rosário da Silva explica que no universo de dados apresentados no boletim, seria imprescindível e necessário visualizar as oportunidades diversas e lacunas assistenciais, objetivando inserir práticas clínicas que mobilizem os trabalhadores e os gestores, de forma a produzir em cadeia, as melhorias necessárias para garantir que a missão e a visão do HDT-UFT traduzam, exatamente, os anseios de quem presta os serviços e de quem os recebe.

Para a enfermeira de vigilância em saúde, Patrícia Alves de Mendonça Cavalcante, este é um instrumento de vigilância que visa promover a disseminação de informações qualificadas, a partir da interpretação dos dados gerados referentes as doenças de notificação compulsória realizados na instituição, com potencial para contribuir com a orientação de ações em saúde pública no país.

Patrícia lembra ainda que a publicação recebeu o número de ISBN: 978-85-9573-010-6. Este código, aceito internacionalmente, visa individualizar o título de uma publicação seriada, possibilitando qualidade e precisão na identificação e controle da publicação.

O HDT-UFT é o primeiro hospital universitário do Tocantins e faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O boletim pode ser acessado no link.

Saiba mais sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página