Último dia do Forplad terá a presença de representantes do Ministério da Educação
Nesta sexta-feira (25), o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), que reúne mais de 100 representantes de Pró-Reitorias de universidades federais de todo o Brasil, recebe três representantes do Ministério da Educação (MEC) para discutir a questão orçamentária das Instituições de Ensino Superior (IES). De acordo com dados da coordenação do evento, existe a expectativa para novas informações em relação a orçamentos de investimentos, e que já existe uma garantia de que nenhuma universidade receberá menos recursos de custeio do que em 2017.
Segundo o coordenador geral do Forplad, Tomás Dias Sant'Ana, em razão do momento de grandes cortes no orçamento das universidades federais, esse tem sido o principal ponto de discussão no evento. "Costumo dizer que temos dois olhares: o olhar pra dentro, onde a gente debate temas para a melhoria da gestão, troca de experiências, e o olhar externo, onde a gente tem que buscar mecanismos para ampliar nosso recurso tanto este ano quanto em 2018", afirma.
Sant'Ana garante que nesta quinta-feira (24) houve uma discussão sobre essa questão e foi encaminhada uma carta para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes) para a recomposição do orçamento das universidades. "A Andifes já nos comunicou que hoje houve uma reunião com o ministro da educação, paralelamente a essa nossa atividade, e nós temos expectativas amanhã de novas informações junto aos representantes do MEC". Esses representantes são Adalton Rocha de Matos, coordenador geral de orçamento, Mauro Luiz Rabelo, diretor de desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, e Weber Gomes de Souza, coordenador geral de planejamento e orçamento.
Segundo dia
Na tarde desta quinta-feira (24), o Forplad, realizado no Câmpus da UFT em Palmas, concentrou suas atividades em Grupos de Trabalho (GTs) de Administração e de Planejamento e Avaliação, que reuniu os representantes por grupos temáticos para discutirem soluções para as Universidades e trocar experiências.
Redes Sociais