UMA promove ações comemorativas com acadêmicos
Nesta quarta-feira (26) é comemorado os Dia dos Avós e, às 7h, acadêmicos e coordenadores da Universidade da Maturidade (UMA) foram às ruas para mostrar à sociedade a importância dos avós. Na blitz, distribuíram o panfleto "Venha fazer parte da Universidade da Maturidade", convidando pessoas a conhecerem o projeto da UMA.
"Temos que sair daqui e colocar nosso grito lá fora", destacou Neila Osório, coordenadora da UMA. Ela reforça que enquanto existir a UMA, existirá a luta pelo reconhecimento da avosidade.
Homenagens
Ainda como forma de celebrar o Dia dos Avós, a UMA promoveu na última segunda-feira (24) uma aula-homenagem para os acadêmicos que são avós. A comemoração contou com apresentação de vídeos interativos sobre assuntos como a origem da data, a relação entre avós e netos, músicas e conversa descontraída entre acadêmicos e professores. Os avós receberam medalhas confeccionadas em papel colorido, nas cores amarelo e branco, as quais representam a Universidade. Nas medalhas, escreveram o nome de pessoas que consideram como seus netos. Em seguida, a professora Neila ministrou uma aula interativa, da qual os estudantes compartilharam sobre as relações avô-neto.
O vice-coordenador Luiz Sinésio Neto também participou da aula-homenagem e fez um relato sobre sua relação com a avó. "Particularmente, a minha avó teve uma importância tão grande na minha vida que eu me sinto um guardião dos valores que ela ensinou pra mim... Valores éticos, de conduta, o que é ser um bom pai. [...] Quando eu vejo a minha mãe, uma avó, e que minha filha é filha de um filho, é um amor dobrado mesmo, porque tudo o que ela sentia por mim ela sente duas vezes mais pela minha filha. É um amor dobrado, eu vejo isso na prática."
Ainda como ação do Dia dos Avós, a Assessoria de Comunicação da UMA, juntamente com a Diretoria de Comunicação (Dicom), confeccionou um cartão de visita da Universidade. Nele, vem escrito o nome do avô/avó e de seu neto/a. A ideia do feito é mostrar que o maior título de qualquer pessoa é ser avô ou avó.
Universidade da Maturidade
A proposta pedagógica da UMA visa à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, integrando-os com os alunos de graduação e contribuindo com a inclusão da pessoa idosa na sociedade brasileira. É um espaço de convivência social de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecer sadio e digno e, sobretudo na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade enquanto sujeito histórico.
A UMA está presente nos câmpus de Palmas, Araguaína, Tocantinópolis, Miracema e Região, Porto Nacional, Gurupi, Brejinho de Nazaré e Arraias. Fora do estado, se encontra na Universidade Federal de Campina Grande-Paraíba, na Universidade Federal do Paraná e na Universidade Federal do Amapá.
Para conhecer mais sobre o projeto desenvolvido pela UMA, acesse a sítio eletrônico ou ligue para o telefone (63) 3232-8254.
Redes Sociais