Projeto Brinquedoteca inaugura espaço na Delegacia de Atendimento à Mulher
Realizada pela parceria entre o colegiado de Medicina, do Câmpus de Palmas, e a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Tocantins, foi inaugurada uma brinquedoteca na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), na região central de Palmas. Implantada no dia 29 de junho, o espaço conta com brinquedos e outros objetos destinados à recreação de crianças e adolescentes.
A iniciativa foi promovida por meio do projeto de extensão “Brinquedoteca - Espaço de ressignificação”, visando nutrir um espaço que contribua para a melhoria da qualidade de vida de crianças em estado de vulnerabilidade. O projeto foi coordenado pelas professoras Maria Sortênia Guimarães, Talita Buttarelo e Leila Rute Oliveira, do curso de Medicina.
A professora Maria Sortênia Guimarães, uma das coordenadoras do projeto, ressalta que a criação da brinquedoteca estabelece uma relação entre a criança e seu meio que são relevantes para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. “O projeto tem como objetivo criar um ambiente que contribuirá para o acolhimento da criança , a humanização dos serviços e a promoção da saúde, por meio da ressignificação e resgates das suas narrativas”, menciona.
De acordo com Sortênia, essa experiência proporcionou aos estudantes um aprendizado e conscientização do seu papel social, resultando em mudanças na formação discente e no futuro profissional. "Os alunos aprenderam sobre a importância dos envolvimentos dos mesmos com e na comunidade, suscitando reflexões acerca das práticas em saúde envolvidas na construção de novos rumos para a atenção à saúde da população", destaca.
O estudante de Medicina, Eduardo Rodrigues Bezerra, conta que durante sua participação no projeto percebeu o empenho das pessoas em ajudar o próximo, principalmente as crianças. “É muito satisfatório e gratificante perceber algo que estava apenas no campo das ideias conseguir sair do papel, porque vários setores da sociedade, em conjunto com a universidade, trabalharam para sanar um problema pouco observado pela população em geral e que afeta muitas famílias de risco”, relata.
Outras informações sobre o projeto e demais ações podem ser obtidas pelo link projetobrinquedotecauft.blogspot.com.br/.
Redes Sociais