Com apoio da UFT, catadores de material reciclado promovem encontro em Palmas
Evento continua nesta sexta-feira (23)
Catadores de material reciclado do estado do Tocantins promovem nesta quinta e sexta-feiras (22 e 23 de junho), no Câmpus da UFT em Palmas, seu sétimo Encontro Estadual. O evento começa na tarde desta quinta, no Anfiteatro 1, Bloco D. A UFT, por meio do Núcleo de Economia Solidária (NESol), é uma das instituições apoiadoras do Encontro.
O professor Édi Benini, coordenador do NESol, informou que o Núcleo está participando do projeto Cataforte. "O objetivo é criar uma rede de comercialização das entidades e dos empreendimentos dos catadores. A Rede Central das Cooperativas e Associações de Catadores/as de Materiais Recicláveis do Tocantins (Rede Reccamto) será tipo uma cooperativa estadual, que será constituída. O NESol está assessorando a construção dessa rede", explicou Benini.
O professor da UFT proferirá palestra na sexta-feira (confira programação) sobre a proposta e aprovação do Plano de Negócio, Contábil e Engenharai da Rede Reccamto. "Vamos discorrer sobre como será a estrutura de comercialização, que tipo de produto será vendido, qual vai ser a logística, ou seja, quais os elementos que serão usados para potencializar as condições de produção e trabalho dos catadores". Benini informou ainda sobre a participação do professor Marcos Santos, do colegiado de Arquitetura e Urbanismo, que está auxiliando os catadores com os projetos relacionados à construção de galpões, planos arquitetônicos, projetos hidráulico e elétrico. "Para que os catadores tenham uma boa qualidade de vida no trabalho", pontuou Benini.
Programação
Na programação da tarde desta quinta-feira, ocorrerão palestras com o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, José Maria da Silva Júnior. Ele falará sobre "O Papel do Poder Público na Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010, Lei Federal 11.445/2007 e legislação correlatas para inclusão dos catadores de materiais recicláveis".
Ainda durante a tarde ocorrerá a apresentação das Políticas Públicas em Andamento para Catadores no Tocantins: Projeto Cataforte; o Projeto Lixo e Cidadania (da Secretaria de Trabalho e Ação Social - Setas) e do Projeto Coleta Palmas, da Fundação Municipal de Meio Ambiente, além da apresentação da Incubadora Social do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A programação seguinte, e que fecha as atividades da tarde desta quinta-feira, será a Oficina sobre as políticas públicas para catadores (dinâmica da Árvore das Políticas Públicas), apresentada pela assessora regional do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), Adriana Alves.
Confira, abaixo, como será a programação do Encontro
PROGRAMAÇÃO22/06/2017 - Quinta-feira |
Redes Sociais