Professora da UFT dará palestra em Porto Nacional na 15ª Semana Nacional de Museus
“Dizer o indizível” será tema de palestra da professora Juliana Ferraro, do Câmpus de Porto Nacional, nesta sexta-feira, a partir das 19h, no museu histórico da cidade. O momento faz parte da 15ª edição da Semana Nacional de Museus, que neste ano trabalha o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. O evento será aberto para acadêmicos, professores e sociedade em geral.
A Semana é uma comemoração do Dia Internacional de Museus. Realizada pelo Ministério da Cultura por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Porto Nacional tem o apoio da Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. O tema do evento foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).
De acordo com Juliana a proposta da temática vem ao encontro dos acervos e suas exposições. "Nos museus nós fazemos escolhas do que vai ser exposto e quando escolhemos algo, consequentemente, outras coisas ficam velados, ficam para trás". A professora pontua que é justamente este acervo não apresentado para o público que é o foco da palestra. "Este acervo não apresentado para o publico em geral é o não visível, o não visto, o não falado. O tema vem com a intenção de falar sobre a história que esse acervo 'não escolhido' pode contar, que memórias ele guarda e o que ele diz sobre a própria população", explica.
Redes Sociais