Música e fotografia movimentam o Câmpus de Porto Nacional nesta quinta
projeto de extensão "90 anos de Tom Jobim".
O Câmpus de Porto Nacional terá uma quinta-feira bem animada, com programação cultural envolvendo música e fotografia. A partir das 19h30, no centro de Convivência Central do Câmpus, alunos, professores, técnicos e a comunidade em geral poderão desfrutar da mostra fotográfica "Preto em Branco", do historiador Helen Lopes, e apreciar a música do Babaçu Trio, que percorre desde o início da semana, os câmpus da UFT com oA exposição
As imagens da exposição trazem como foco as festas populares do Estado do Tocantins, representadas em icônicas imagens, repletas de tradição regional. Folias e rituais das comunidades tradicionais, cerimônias indígenas, manifestações artísticas populares também fazem parte da composição da mostra. De acordo com Lopes, a escolha do preto e branco, além da estética, objetiva despertar o olhar do espectador. Segundo o historiador, o preto e branco exige mais da visão, diferente da imagem colorida que dá mais precisão.
Sobre a perspectiva, o olhar utilizado para captar as imagens, Lopes diz que preferiu que a arte, e não o espaço, predominasse. "A ideia foi tentar somar numa coisa só a arte e cultura, que junta manifestações tradicionais do xerentes, da festa da Santas Almas Benditas, da apresentação do festival de circo e dos malabarista. A idéia é a cultura em preto e branco tanto da própria exposição que tem essas cores como no nivelamento da cultura".
Música
O Babaçu Trio realizará, em Porto Nacional, sua quarta apresentação da série de sete (uma por câmpus) do projeto "90 anos de Tom Jobim". A apresentação ocorrerá na Área de Convivência; veja, abaixo, o cronograma das próximas apresentações nos câmpus de Arraias, Araguaína e Tocantinópolis:
- (29/04) em Arraias às 10h no Auditório da Câmara de Vereadores;
- (30/05) em Araguaína às 18h30 na Área de Convivência (ao lado da cantina);
- (06/06) em Tocantinópolis às 19h no Auditório Vigilante Adão Ribeiro.
Na noite da última quarta-feira (26) os músicos José Jarbas Ruas, Anderson Brasil e Marcus Bonilla (que são professores do curso de Educação do Campo do Câmpus de Tocantinópolis) novamente arrebataram a plateia no auditório do Bloco IV, com as canções mais conhecidas de Tom Jobim. Confira, na galeria abaixo, alguns momentos da apresentação musical.
Redes Sociais