Curso de Jornalismo apresenta documentários sobre territórios impactados
Os estudantes da disciplina de Projeto Experimental II, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promovem nesta terça-feira (6), a partir das 8h, o II Seminário de Projeto Experimental em Comunidades. No Seminário, os alunos têm a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o semestre.
Para Alechandre Obeid, diretor do documentário “Cara do Matopiba”, a experiência de produzir o vídeo reportagem foi muito gratificante, porque tanto ele quanto seus colegas puderam conhecer a realidade das pessoas impactadas pelo projeto Matopipa. “Ver de perto a realidade dessas pessoas e ter a oportunidade de saber quem realmente são beneficiados com esse projeto, e conhecer a situação do povo que luta contra a demarcação da terra é um aprendizado importante”, disse.
A professora Maria de Fátima Albuquerque explicou que o evento tem o objetivo de mostrar a produção autoral dos alunos que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho. “Com a nova grade, o projeto experimental é tão importante quanto o TCC, isso significa dizer que a produção jornalística, a grande reportagem, o documentário, a produção de impressos e projetos digitais passam a ser produtos realizados sob o olhar criativo e independente do aluno,” explica.
Maria de Fátima disse ainda que os trabalhos beneficiam a sociedade porque expõem a realidade social. “São muito importantes porque tratam do cotidiano, das dificuldades das pessoas comuns da cidade e do Estado. Nos dois documentários, "Caras do Matopiba e BRT: O ponto final às dificuldades das classes populares são colocadas à mostra de um lado a luta pela proteção do cerrado e do outro a luta pelo espaço urbano”, afirma.
Redes Sociais