Programa de Acesso Democrático da UFT oferece preparação para o Enem
Com o objetivo de preparar alunos de escolas públicas por meio de cursinhos pré-vestibulares para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) oferece o Programa de Acesso Democrático à Universidade (Padu). Implantado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), em 2010, o Programa está presente em três câmpus da UFT: Arraias, Palmas e Porto Nacional.
Atualmente, cerca de 300 alunos de escolas públicas são atendidos pelo Padu nos três câmpus. Lays Ramalho, 16, é uma dessas alunas do Programa em Porto Nacional. Com o sonho de cursar Medicina, Lays diz que o cursinho oferecido pela UFT está ajudando muito a se preparar para o Enem. “Estou achando muito bom porque entendo bem as explicações dos professores e estou tendo mais facilidade de aprender com eles”, afirma.
Ítalo Santos, do curso de Engenharia Civil, é monitor de Matemática em duas turmas no Câmpus de Palmas. “Para mim é uma experiência muito importante porque sempre tive vontade de me envolver com a docência,” explica. O Bolsista ainda classifica o Padu para a vida dos alunos. “É importante esse ensino ofertado, principalmente, para aqueles alunos que não têm condições financeiras muito elevadas, sendo a oportunidade de aprenderem e tirarem suas dúvidas para o Enem”, disse.
Coordenação
Na UFT, o Padu ocorre em três câmpus, sendo em Arraias com a coordenação da professora Noeci Carvalho; em Palmas, sob a coordenação de Janete Klein; e em Porto Nacional sob a coordenação da professora Benvinda Dourado. “O programa é muito importante para aqueles que querem realmente ter sucesso nas provas do Enem e querem ingressar na universidade”, conclui Benvinda.
Redes Sociais