Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa aborda procissão da Festa de Nossa Senhora das Mercês em Porto Nacional
Início do conteúdo da página

Pesquisa aborda procissão da Festa de Nossa Senhora das Mercês em Porto Nacional

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2016, 16h06 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2016, 17h26

Nesta quinta-feira (15), inicia no município de Porto Nacional uma das maiores festas religiosas do Estado do Tocantins, é o festejo de Nossa Senhora das Mercês. Comemorada há mais de 100 anos, a festa sempre ocorre no mês de setembro em homenagem a padroeira da cidade.

Baseado neste aspecto histórico e cultural, a professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Rosane Balsan, realiza uma pesquisa de pós-doutorado em Geografia na Universidade Federal de Juiz de Fora. O projeto intitulado “A procissão da festa de Nossa Senhora das Mercês de Porto Nacional-TO”, tem a supervisão do professor Carlos Eduardo Santos Maia, e é financiado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes) e teve seu início em março de 2016.

                                   
De acordo com Rosane, o objetivo geral da pesquisa é analisar as manifestações do festejo com seus rituais e símbolos em que se interconectam o sagrado e o profano. “O estudo aborda especificamente o ato da procissão que ocorre no festejo e visa também conhecer todas as etapas e rituais da festa Nossa Senhora das Mercês”, explica.

Ela ainda acrescenta que a importância do festejo é o conjunto de atividades ritualísticas e o conjunto de valores, símbolos e crenças que são repetidos pela festa. “Há uma identidade coletiva na festa e exemplos históricos são citados, relacionando a Santa com a história e a cultura da cidade. Mas, culturalmente, permanece o patrimônio religioso, que é dos cantos, das novenas, da procissão, e o patrimônio que vai passando de geração em geração, é o patrimônio da fé”, disse Rosane.

Em relação à festa ocorrer há tantos anos, a Professora enfatiza que, “a fé cristã e suas crenças são os motivos de sua realização e possivelmente sejam os elementos responsáveis pela continuidade da festa como prática sociocultural na cidade”, conclui.

Saiba Mais: A festa faz parte do Calendário Municipal, desde 2004, e institucionalizada pela Lei Estadual nº. 2.854, de 25 de abril de 2014, que declarou Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Tocantins a “Festa das Novenas de Nossa Senhora das Mercês - Padroeira de Porto Nacional”.

 

registrado em:
marcador(es): Porto Nacional
Fim do conteúdo da página