Mestrado em Comunicação e Sociedade terá aula magna com Luiz Motta
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM) da Universidade Federal do Tocantins, aprovado no final do ano passado pela Capes, dá seu “pontapé” inicial com uma aula Magna, ministrada pelo professor Luiz Gonzaga Motta, sobre narrativas, no próximo dia 8 de abril, às 19h, no auditório do bloco C, Câmpus de Palmas.
O mestrado, vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), aprovou sua primeira turma no final do mês de março. Dez profissionais de áreas como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia e Ciências Sociais formam a primeira turma de mestrandos.
Tal diversidade se justifica na área de concentração do Programa, que é Comunicação, Mídias e Sociedade, atendendo a princípios norteadores da instituição, prevendo a relação com as demandas da região e abrangendo a centralidade da comunicação nas relações sociais, nas dinâmicas culturais e locais e, ainda, as mudanças tecnológicas nos processos de produção de informação e da subjetividade.
Este é o terceiro mestrado na área na Região Norte, primeiro do Tocantins e chega como resposta ao anseio de vários profissionais da comunicação e ciências sociais do Estado e região. A própria Universidade Federal do Tocantins tem como um dos “pioneiros” o curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e já formou mais de 300 profissionais na área.
Entretanto, a coordenadora do mestrado, Verônica Dantas, pondera que o curso não é apenas uma conquista para o jornalismo, mas também, para os cientistas sociais. “O diálogo profícuo é necessário entre as diferentes áreas do conhecimento e deve ser estimulado, pois há uma deficiência na área de humanas e ciências sociais na região; além disso, vivemos um momento onde as grandes mazelas da sociedade estão sendo vistas na educação, demandando um debate crítico sobre os rumos que a sociedade está tomando”, explica ela.
Sobre Motta - Motta é uma referência em estudos jornalísticos, professor Titular da Universidade de Brasília, jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), Master of Arts em Jornalismo - Indiana University (1973), doutorado (PhD) em Comunicação de Massa - University of Wisconsin - Madison (1977) e estágio de pós-doutorado na Universidade Autonoma de Barcelona (2002/3).
Coordena o Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP) da UnB. Foi repórter, editor, produtor de vídeo e televisão. Dirigiu e apresentou o programa Estação Ciência, da TV Manchete (1987-92). Foi expert em comunicação para o desenvolvimento da Fundação Friederich Ebert (Equador, 1981-1983). Assessor internacional em projetos de comunicação para o desenvolvimento. Consultor do UNICEF e da ANDI. Secretário Nacional de Cultura do Ministério da Cultura. Secretário de Estado da Comunicação do GDF. Foi secretário de comunicação da Universidade de Brasília, fundador e editor da revista de divulgação científica e cultural Darcy, da UnB.
Além disso, tem experiência nas áreas de linguagem do jornalismo, narrativas jornalísticas e processos cognitivos e simbólicos, mídia e política e comunicação para o desenvolvimento. Suas pesquisas atuais versam sobre a teoria da notícia, narrativa jornalística e processos cogntivos e simbólicos, história do presente, mídia e política, qualidade da informação e narrativas de identidade nacional. É coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da UnB.
Redes Sociais