Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UMA comemora sete anos nesta terça-feira (19)
Início do conteúdo da página

UMA comemora sete anos nesta terça-feira (19)

Por Jhone Abreu | Publicado: Segunda, 18 de Fevereiro de 2013, 16h44 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
O programa de extensão Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins, chega aos sete anos nesta terça-feira (19). O evento de comemoração ocorrerá no auditório da UMA (no câmpus da UFT em Palmas) a partir das 14h.

A programação prevê apresentações culturais (teatro e dança) dos alunos e também relatos de experiência de estudantes e egressos. De acordo com a coordenação do evento, é prevista ainda a presença de autoridades educacionais do município e do Estado. "Haverá ainda o encontro entre alunos do polo Palmas e de outras cidades", pontuou a coordenadora da UMA, professora Neila Barbosa Osório.

Foto: Gil Carvalho
Alunos da UMA têm aulas de Direitos do Idoso, Informática, Dança e outras disciplinas

“A UMA veio para quebrar preconceitos em relação às pessoas que envelhecem. Às vezes elas têm preconceitos consigo mesmo”, diz a coordenadora da UMA. Ela acrescenta que hoje o programa é referência nacional em tecnologia e educação para pessoas da terceira idade

Parcerias - Neila informa que a ideia é expandir o programa pelo estado. Nesse sentido foi firmada parceria com a Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) para levar o curso de formação em Gerontologia aos professores da Rede. O curso terá início em abril. Outra parceria é com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Serão dois cursos de 140 horas na área de moda e será criada a “grife UMA”, exclusiva para a melhor idade. As aulas têm início previsto para 26 de fevereiro. “A intenção é qualificá-los e recolocá-los no mercado de trabalho. Outra possível parceria é levar a UMA para Taquaruçu”, finaliza Neila.

Histórico - A UMA surgiu com o objetivo de conhecer o processo de envelhecimento e as transformações sociais e promover uma velhice ativa e digna baseada no Estatuto do Idoso. O programa começou no início em 2006, com 60 alunos em Palmas. Já nos primeiros quatro anos chegou a 1,4 mil alunos; em 2012 cerca de 1,6 mil alunos foram atendidos pelo programa. Atualmente a UMA está presente em nove polos no Tocantins (Araguaína, Arraias, Brejinho de Nazaré, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional, Tocantínia e Tocantinópolis) e um em Campina Grande (PB).

São oferecidas disciplinas como: Fundamentos de Gerontologia, Direito do Idoso, Oficina do Corpo, Informática, Dança, Economia Domestica, Atividade Física, Xadrez na Maturidade, UMA no Parque e Projetos Sociais.

Foto: Gil CarvalhoDepoimentos - Caloura na UMA, dona Mercedes Real (foto) tem 81 anos, e contou de sua alegria ao ingressar no Programa. “É encantador participar da UMA, estou fazendo novos amigos e todos são muito simpáticos”, frisou. Em Araguaína, a dona Edilhamar Ferreira é líder do grupo de dança "Piriumas". Por telefone ela destacou os benefícios do Programa para sua vida. “É um momento de encontros, descontração e superação dos limites físicos, de dar alegrias a nós mesmos e ao público que assiste as nossas apresentações”, destaca dona Edilhamar.
registrado em:
marcador(es): Palmas
Fim do conteúdo da página