Curso de Engenharia Ambiental tem pesquisas e projetos de extensão em diversas áreas
O curso de Engenharia Ambiental tem por objetivo principal a formação a formação de profissionais com competências e habilidades para atuarem na área de planejamento, tecnologia ambiental, gestão e monitoramento do meio ambiente. A graduação é ofertada pela UFT, no câmpus de Palmas.
Ao longo da graduação, o aluno será assistido por um corpo docente composto por 26 professores, doutores e mestres na área. As linhas de pesquisas disponíveis aos discentes são as seguintes:
- gestão de resíduos sólidos,
- poluição ambiental,
- preservação da biodiversidade,
- saneamento,
- análise de riscos ambientais,
- economia ambiental,
- modelagem de ecossistemas,
- energias renováveis e alternativas entre outras.
Essas linhas estão vinculadas aos mestrados e doutorados aos quais os professores do curso estão vinculados como, por exemplo:
- Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental - PPGEA,
- Programa de Pós-Graduação em Agroenergia - PPGA,
- Programa d Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Bionorte e
- Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente - Ciamb
Os projetos de extensão também são um dos atrativos do curso. O Projeto Quelônios da Amazônia, envolve alunos e pesquisadores do curso e também a comunidade externa. Outra ação de destaque é o “Polinizando o saber on-line” que envolve a criação de abelhas sem ferrão em casa, integrando o conhecimento científico do professor e seus alunos com a comunidade externa.
Confira, na galeria abaixo, algumas imagens de atividades de extensão relacionadas ao curso
O coordenador do curso, Moisés de Souza Arantes, comenta que a profissão do engenheiro ambiental é atemporal, e não tem uma grande desvalorização com as altas e baixas do mercado de trabalho. “Estamos preparando nossos alunos para que desenvolvam competências e habilidades que o coloquem como um projetista de soluções, que sejam sustentáveis e ambientalmente amigáveis. Para desenvolver essas competências e habilidades em nossos alunos contamos com um corpo docente preparado e uma infraestrutura de mais de 15 laboratórios, além de estarmos preocupados com a formação do aluno como pessoa, com a sua função social depois de formado, o quanto ele irá contribuir com a própria família e também com a sociedade ao seu redor.”, conta Arantes.
Sisu e PSC 2021/1
Pelo Sisu a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas) e usará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem de 2020). E As inscrições para os cursos, cujas vagas serão ofertadas no Processo Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do dia 09 de abril de 2021, observado o horário oficial de Brasília (DF), exclusivamente pela Internet, por meio do Portal do Sisu, no endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).
Já no PSC 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.
O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!
Redes Sociais