Projeto atua na construção, execução e avaliação de projetos políticos pedagógicos das escolas municipais
Profissionais das escolas municipais de Arraias, que fica na região Sudeste do Tocantins, a 422 quilômetros de Palmas, estão participando de oficinas organizadas pelo projeto de extensão do Câmpus da UFT na cidade, com o objetivo de contribuir com a construção, execução e avaliação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das unidades escolares. O projeto é vinculado ao curso de Educação do Campo, da UFT em Arraias e terá prosseguimento de suas atividades também pelo mês de fevereiro.
A ação, denominada "Projeto Político Pedagogico: Um documento necessário às escolas do campo", realizou, na última quinta-feira (18), uma das atividades de formação continuada previstas, reunindo professores e coordenadores pedagógicos. A coordenadora do projeto, a professora da UFT, Helena Quirino Porto Aires, informou que foram trabalhados - por meio de estudos e oficina - a importância e a construção, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico.
Para a coordenadora, o PPP representa a identidade da escola e proporciona que intituição dê direcionamento da organização do trabalho como um todo. "Por isso que falar da construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola nos remete, inicialmente, a uma reflexão do seu significado, que vai para além de um documento burocrático para o cumprimento das exigências legais. É, sobretudo, pensar a construção, execução e avaliação desse instrumento como uma possibilidade de pensar a Educação do e no Campo, as escolas do campo, os sujeitos do campo, os saber do campo, os currículos, como possibilidades de uma formação que corresponda aos anseios daquela população para além da sua localidade", complementou.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação local (Semed/Arraias) e tem a participação de supervisores, coordenadores pedagógicos, professores e servidores administrativos que atuam nas escolas localizadas no campo e também na comunidade local. "Assim, será priorizada a construção de um coletivo, capaz de refletir/agir na realidade da Educação do e no Campo, ampliando as possibilidades de reorganização do trabalho da escola por meio da construção, execução e avaliação do PPP", frisa a coordenadora.
A coordenação do projeto destaca que outras ações/etapas serão desenvolvidas em cada escola localizada no campo. Estão previstas atividades nas escolas municipais Evany de Paula e Sousa, Nossa Senhora da Conceição, Madre Gabriela, Iá Iá Ciríaca, João Francisco (Santa Rita), Joaquim Aires, Lázara Ferreira, Maria, Bernadinho, Santa Luzia, São Sebastião, Eliziário José de Barros e na Gregório Barreto e Melo; servidores das escolas e a comunidade local também vão participar das atividades.
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