Divulgada a programação completa e lista de trabalhos para o II Interfor
O II Encontro Internacional sobre a Formação Docente para Educação Básica e Superior (Interfor) terá início na próxima terça-feira (12) no Câmpus de Palmas, e se estenderá até dia 15. Organizado pelos programas acadêmico e profissional de Pós-Graduação em Educação (PPGE e PPPGE); Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE); e a Rede Interregional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides), o evento procurará debater a formação docente, o currículo e as práticas pedagógicas no ensino e contará com carga horária de 40 horas. A organização já divulgou a programação completa do evento, bem como a lista de trabalhos aprovados.
As inscrições para participar como ouvinte estão abertas até este sábado (9), com diferentes valores para estudantes e professores.
Além do II Interfor, ocorrerá também o VII Encontro Interregional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (Enforsup). O Enforsup nasceu a partir da criação da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (RIDES) e da necessidade de se criar um espaço de diálogo e intercâmbio entre pesquisadores dessas regiões, com o intuito de produzir uma convergência de olhares sobre a formação docente para o Ensino Superior e a Educação Básica. Desde 2008 ocorre o encontro, que originou o I Interfor.
Segundo o coordenador geral do II Interfor, Damião Rocha, é o primeiro evento internacional em educação sediado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT. "Reúne pesquisadores da Europa e de várias universidades brasileiras do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, como UnB, UFPE, UFPI, UFPA e Ufopa com mais de 300 trabalhos a serem apresentados. O evento é um esforço do coletivo de docentes do programa em busca de parcerias para sua internacionalização, dado que temos atualmente dois mestrados em educação: o Acadêmico e o Profissional, com 40 vagas ao todo, que poderão receber alunos da Espanha, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Venezuela, e de países africanos de língua portuguesa, como Cabo Verde, Canárias, Madeira, São Tomé e Príncipe. É nesse sentido que temos trabalhado nesses seis anos de existência do programa de educação com 35 mestres já formados inclusive com dois deles já concursados na UFT".
O projeto do evento foi organizado pelos professores Rocha e Jocyléia Santana, coordenadores do PPPGE e PPGE, juntamente com as professoras da Universidade de Brasília (UnB) Ilma Passos e Liliane Machado. Segundo Jocyleia, haverá apresentação de trabalhos de várias regiões. "A média de expectativa do público é de 300 pessoas inscritas e uma estimativa de 500 pessoas por dia. Afim de discutir as práticas pedagógicas, trouxemos o Dr. Roberto Aparici, especialista em comunicação educacional. No evento, haverá a discussão da necessidade de uma mudança que não envolve apenas a introdução de novas tecnologias, mas uma educação baseada em paradigmas participativos, a construção de conhecimento coletivo e acesso à ferramentas que permitam interagir com essa hibridização de linguagens no contexto da convergência de mídia em que estamos. A mudança, de acordo com Aparici, é urgente e necessária para não transformar a sociedade em analfabetos funcionais dessas novas línguas", disse.
Saiba mais
O Interfor nasceu da realização do sexto evento do Enforsup, em 2015. Coordenado pela Universidade de Brasília (UnB), a UFT participou do evento, levando uma caravana de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). O objetivo da criação do Interfor foi de possibilitar o aprofundamento das discussões entre pesquisadores e profissionais envolvidos com a Educação Básica e Superior sobre o papel do currículo e da avaliação na formação docente em instituições educativas. No mesmo ano, a UFT foi eleita representante da possibilitar o aprofundamento das discussões entre pesquisadores e profissionais envolvidos com a Educação Básica e Superior sobre o papel do currículo e da avaliação na formação docente em instituições educativas (RIDES) da região Norte.
O Programa tem parceria com duas redes internacionais de pesquisa: a Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (RIDES) e a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). A RIDES, constituída por pesquisadores que investigam o tema Formação e Desenvolvimento Profissional Docente para a Educação Básica e Superior, é o mecanismo proposto para o intercâmbio de conhecimentos, métodos investigativos e alternativas entre as instituições educativas das três regiões participantes. A RIEC, criada num fórum internacional sobre inovação e criatividade acontecido em Barcelona, na Espanha, propõe a socialização de pesquisas e práticas educativas inovadoras, apresentando resultado das pesquisas.
Mais informações podem ser obtidas no e-mail do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. ou na página do evento.
Redes Sociais