Sincretismo de Dona Romana é inspiração de documentário e exposição
Nesta quarta-feira (7), será realizado às 19h, no Serviço Social do Comércio do Tocantins (Sesc/TO), o lançamento do documentário “Romana”, com direção do fotógrafo e historiador, Helen Lopes, e roteiro de Marcelo Brice, Marcelo Moura e Helen Lopes. Esta produção de 24 minutos, conta um pouco das vivências e projetos de Dona Romana, uma senhora de 76 anos, moradora do município de Natividade (TO), que faz previsões sobre acontecimentos que viriam a abalar a humanidade e o planeta Terra. Após a exibição da obra, haverá um debate mediado pelo roteirista Marcelo Brice, com as presenças do diretor Lopes, e do antropólogo com ênfase em religião, Diogo Goltara.
Brice, que também é coordenador do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins (UFT), relata um pouco de sua experiência ao fazer parte desta significativa produção, e conta o que mais o surpreendeu neste trabalho. “Fui convidado pelo Helen a desempenhar o papel de roteirista junto a ele, mas também participei da produção, e do processo de condução das decisões. Impressionei-me muito como o trabalho em equipe deu tão certo, e ainda mais porque foi feito com poucos recursos. Nossa equipe contou com muita gente boa, e foi valiosíssimo ter feito parte de um trabalho coletivo tão bem tecido e significativo, sobretudo, por se tratar de uma personagem tão importante na história do Tocantins, que á a Dona Romana”.
Brice ainda explica que o filme busca um novo olhar sob a Dona Romana, longe dos preconceitos que a cercam. “A maioria das pessoas do Estado já ouviram falar dela, mas muito do que se ouve é cercado de preconceitos e estereótipos sobre ela. No nosso documentário buscamos então afastar esse olhar do preconceito, e ressaltar a visão de mundo que é muito própria dela, além de chamar atenção para a sua experiência espiritual tão singular, e claro, a construção do seu projeto de vida”, declara.
A servidora da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex/UFT), Rayssa Carneiro, também fez parte da equipe de produção do documentário, e fala sobre a importância deste trabalho para o Estado do Tocantins. “Estamos oferecendo a oportunidade de conhecerem uma personalidade que com certeza vai entrar para a história do Estado, por tudo que ela representa. Mas acima disso, estamos falando de um ser humano com uma trajetória de vida cheia de ensinamentos, como humildade, coragem e dedicação ao próximo. A vida dela é dedicada a cuidar das pessoas e do planeta, isso é importante que seja visto”, ressalta.
Na ocasião de lançamento do documentário, também acontece a abertura da exposição “Igbá Eléye – Cabaça do Poder Feminino”, que contém algumas obras inspirada nas referências de Dona Romana. A responsável por este trabalho é a professora do colegiado de História da UFT, Miriam Tesserolli. Mais informações sobre a exposição estão disponíveis no portal do Sesc/TO.
Sinopse do documentário “Romana”
Romana, Dona Romana, Mãe Romana, um romance nativitano, a profetisa da cidade de Natividade, no Estado do Tocantins. A artista espiritualista, a religiosa sem religião, de todas e com as religiões, seus guias e entidades. No limite da narrativa, da fé, da razão, a experiência que a orienta é de um sentido outro. Esse documentário é a sua casa, sua feição, seus caminhos, contados por ela mesma, a voz que sorri e desata o peso dos nós, nossos.”
Acesse o teaser do filme neste endereço eletrônico: https://vimeo.com/216761539
Redes Sociais