Arraias: Professores e estudantes participam de oficinas sobre desenvolvimento turístico em comunidade quilombola
Professores e estudantes do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental do Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram de oficinas de desenvolvimento turístico na comunidade quilombola Kalunga. As atividades fazem parte do programa de extensão Kalunga Cidadão: promoção da igualdade racial na comunidade rural quilombola Kalunga de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás, da Universidade Federal de Goiás. A ação ocorreu de 1º a 3 de novembro.
Para a professora do curso, Noeci Carvalho Messias, as oficinas permitiram uma maior aproximação com as lideranças locais. “Consideramos que foi positiva a nossa participação, visto que possibilitou estabelecer diálogos e parcerias de trabalhos em conjunto com a UFG, junto às comunidades quilombolas”, reforça.
No primeiro dia, foi realizada a oficina de primeiros socorros, por soldados do Corpo de Bombeiros de Posse (GO). No dia (2), teve a palestra intitulada a Comunidade Kalunga e sua relação com o cerrado: potencialidades turísticas no território Kalunga; Gastronomia e artesanato. Já no último dia, as oficinas foram sobre: Entendendo o turismo: desenvolvimento local e turismo de base comunitária; Turismo, desenvolvimento e a participação das mulheres em cooperativas e associações e trilhas turísticas e condução de visitantes.
Redes Sociais