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Envio de releases e sugestões de pauta

O que é?

Envio, por e-mail, de comunicados, releases e sugestões de pautas institucionais - relacionadas a serviços, oportunidades, eventos e ações da UFT - a veículos e profissionais de comunicação para ampla divulgação por meio da imprensa.

Quem pode solicitar este serviço?

Professores, técnicos-administrativos e alunos da UFT (para envio). Jornalistas e outros profissionais de comunicação (para recebimento).

Quais são os requisitos para acessar este serviço?

As pautas sugeridas para envio devem ser de interesse público e pertinentes à Universidade; relacionadas à Instituição e a seus públicos de modo que se justifique a divulgação por via institucional.

Quais são os procedimentos para solicitar este serviço?

Para solicitar divulgação:

Os procedimentos para solicitação de divulgação à imprensa são os mesmos que os adotados para solicitação de publicação de notícias no Portal UFT e demais canais institucionais de comunicação.

Pela internet: enviar e-mail para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. com as principais informações (o que, quem, quando, onde, como, por que) e imagens (foto, cartaz, fôlder etc.) para divulgação.

Por telefone ou presencialmente: ligar para (63) 3232-8298 ou 3232-8140, ou ir pessoalmente à Dicom (sala 203 do Bloco IV - Reitoria), e passar as informações à equipe de redação.

Observações:

  • Não esquecer informações básicas como local, horário, quem são os envolvidos, telefone de contato etc.
  • No caso de eventos enviar também a programação, preferencialmente em arquivo editável de texto.
  • Não é necessário que o solicitante preocupe-se em elaborar uma "notícia", com título, falas de entrevistados etc. O solicitante deve apenas passar as informações de forma objetiva, a fim de que a equipe de redação faça o trabalho de elaboração de textos e produção de notícias.

 

Para solicitar recebimento:

Jornalistas e demais profissionais da imprensa interessados em receber comunicados, releases e sugestões de pauta sobre a UFT devem enviar e-mail para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. e solicitar a sua inclusão na lista de mailing da Dicom.

Quais são as etapas de realização deste serviço?

Recebimento e análise da sugestão/solicitação: após o recebimento da sugestão de pauta/solicitação de divulgação, os jornalistas responsáveis verificam questões como factualidade, relevância, noticiabilidade, pertinência institucional e interesse público, bem como avaliam possíveis enfoques e formas de abordagem do assunto na imprensa.

Produção: acolhida a sugestão/solicitação, procede-se a apuração das informações, a produção/captação de imagens, se for o caso, e a elaboração dos textos. Nesta etapa, que pode ser realizada por jornalistas ou estagiários da Redação, também são feitas entrevistas - por telefone, aplicativos de conversação rápida, e-mail ou presencialmente - com as fontes relacionadas à notícia para o aprofundamento das informações iniciais.

Envio: os comunicados, releases e sugestões de pauta são enviados à imprensa - aos jornalistas e veículos de comunicação cadastrados pela Dicom - via e-mail, juntamente com imagens de divulgação (sempre que possível) e indicação de fontes para entrevistas sobre o assunto.

Follow-up: após o envio, a Assessoria de Imprensa mantém contato com repórteres, produtores e editores buscando encaminhar o melhor aproveitamento possível das pautas institucionais. Além disso, intermedia o contato entre os profissionais da imprensa e as fontes institucionais e acadêmicas da Universidade para o agendamento e a realização de entrevistas, assessora os entrevistados e, posteriormente, verifica os resultados do trabalho de divulgação por meio da clipagem de conteúdos referentes à UFT veiculados na mídia e da elaboração de relatórios. 

Quais são os prazos para a execução deste serviço?

Os prazos variam de acordo com a disponibilidade de repórteres e fontes, e a factualidade dos assuntos.

Observação: Mesmo que haja disponibilidade, as notícias não necessariamente são encaminhadas à imprensa imediatamente após o recebimento da sugestão/solicitação de divulgação pela Dicom. Isso porque a Assessoria de Imprensa avalia o momento mais oportuno para a divulgação, considerando fatores como as particularidades de cada pauta, outras pautas em desenvolvimento e os fluxos próprios da imprensa em cada veículo ou mídia. Ainda assim, é importante que as pautas sejam sugeridas com antecedência, de modo que haja mais tempo hábil para a apuração e produção dos conteúdos.

Quais são os dias e horários de atendimento deste serviço?

De segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e excepcionalmente fora desses dias ou horários em coberturas especiais.

Quais são os canais/mecanismos de comunicação utilizados para a solução de problemas ou sugestões?

  • Presencialmente, na sala 14 do Bloco IV (Reitoria), em horário comercial;
  • Pelos telefones (63) 3229-4098 e (63) 3229-4140, em horário comercial;
  • Pelos e-mails Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. (para a Assessoria de Imprensa) e Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. (ao/a diretor/a);

Os usuários podem, ainda, registrar manifestação na Ouvidoria da UFT, pelo Sistema e-OUV.

Setor/Subsetor Responsável

Superintendência de Comunicação / Assessoria de Imprensa

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