Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT Porto Nacional cria espaços dedicados ao atendimento e discussão de temas relacionados aos direitos humanos
Início do conteúdo da página
Referência

UFT Porto Nacional cria espaços dedicados ao atendimento e discussão de temas relacionados aos direitos humanos

Written by Ascom Proex/UFT | Published: Tuesday, 05 March 2024 13:08 | Last Updated: Wednesday, 06 March 2024 09:02

O Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) contará com espaços, na UFT/Centro, para os atendimentos que envolvem o projeto Rede de Cidadania e Direitos Humanos, desenvolvido junto com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFT).

Em Porto Nacional, a proposta é desenvolvida pela coordenadora geral do projeto, a professora Liza Aparecida Brasilio, e conta com a participação da professora Gleys Ially Ramos e a professora Rubra Pereira de Araujo. “As salas de atendimento ficam na UFT-Centro e são destinadas para as atividades de execução da proposta. São duas salas, uma para atividades em grupos, como, por exemplo, oficinas, leituras, grupos de estudos e outras reuniões; e outra de atendimento individual, para quando for necessário um acolhimento, como, por exemplo, ouvir denúncias”, explica a professora Liza Brasilio.

A prática extensionista Rede terá o seu lançamento no próximo dia 20 de março, no Auditório do Cuica, no Câmpus de Palmas e de acordo com a pró-reitora de extensão, professora Maria Santana Milhomem, é resultado de cooperação com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). “Esta etapa envolve 17 municípios da região do Jalapão, com atuações das equipes do Câmpus de Porto Nacional e do Câmpus de Palmas. Mas já temos propostas para a expansão das atividades em outros municípios e com outras unidades da universidade”, comemora Maria Santana.

Paralelamente aos espaços de atendimento direto ao usuário, as atividades da UFT envolvem ações de ensino, pesquisa e extensão que visam fortalecer o Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH) e da Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos (RENEDH), de modo que os trabalhos de construção de planos de trabalho estão em andamento com ações voltadas para a violação dos direitos humanos, as violências contra as mulheres e a população Lgbtqia +. “Também já iniciamos os encontros de formação e de aproximação com conselhos, entidades governamentais, associações, movimentos e outras comunidades que envolvem as agremiações de sujeitos que carecem desta atenção do poder público no combate à exclusão social e violação dos direitos humanos”, cita Maria Santana.

Além dos espaços no Câmpus de Porto Nacional, mais informações sobre a Rede de Cidadania e Direitos Humanos podem ser alcançadas nos canais da Proex/UFT: www.uft.edu.br/proex; Telefone: (63) 3229-4053; e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., ou presencialmente, na Quadra 109 Norte, Av. NS 15, Bloco Reitoria, em Palmas - TO.

 

registrado em:
marcador(es): Porto Nacional,Proex,Home
Fim do conteúdo da página