EdUFT lança livro bilíngue sobre o processo de intervenção social com grupos sociais
A obra é um Manual da Extensão Rural com temas que envolvem o processo de intervenção social com grupos sociais, orientado por práticas de trabalho coletivo, inclusão produtiva, monitoramento socioeconômico e políticas de acessos a mercados.
A assistência técnica e extensão rural é um caminho para o desenvolvimento rural e se consolida como campo de atuação interdisciplinar. Ainda que a extensão rural seja uma área específica das ciências agrárias, a obra aponta para além dessa área e dialoga com outras áreas interdisciplinares em que o tema da ruralidade se faz presente. A extensão rural se desloca de uma perspectiva em que seu papel era apenas o de transferir tecnologias para debates inclusivos sobre gênero, participação popular, trabalho coletivo, acesso à mercados, solidariedade, e trazendo para o centro da discussão formas de políticas públicas mais amplas e aplicadas ao desenvolvimento rural.
A obra conta com o apoio da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e da Embrapa Pesca e Aquicultura. Além disso, todos os docentes da UFT e UFNT integram o Núcleo de Pesquisa e Extensão denominado Neruds – Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos.
Essa obra se apresenta em um momento em que o Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar retoma o seu papel de protagonista na construção coletiva, com a sociedade civil, de políticas governamentais para o campo. Além de consolidar a importância das parcerias institucionais, dado o papel da Universidade e da Embrapa para a sociedade brasileira.
A obra traz abordagens e instrumentos que contribuem para o debate da extensão rural nos cursos de graduação que abordam em suas disciplinas alguma perspectiva de trabalho com o mundo rural e o meio ambiente. Além disso, a obra é um manual com um conjunto de informações sobre orientação técnica no campo que se aplica no dia a dia dos extensionistas, agricultores familiares, servidores públicos, pesquisadores, comunidades rurais e urbanas.
A obra poderá ser acessada tanto em língua portuguesa quanto espanhola.
Redes Sociais