Cursos da UFT são reconhecidos por sua qualidade no Guia de Faculdades do Estadão
Você é jovem e precisa decidir qual curso escolher, qual carreira seguir. São muitas dúvida! Para dirimir um pouco das dúvidas e ajudar na escolha de cursos que não só combine com seus gostos e anseios, mas também tenha qualidade de ensino, algumas empresas lançam anualmente Guias de profissões e universidades. O Estadão é uma delas e conta com o Guia da Faculdade, que avalia titulações e modalidades disponíveis no ensino superior brasileiro.
A Universidade Federal do Tocantins está ranqueada no Guia. O curso de Ciências Biológicas, do Câmpus de Porto Nacional, foi o melhor avaliado com nota máxima, recebendo 5 Estrelas. Para Mac David, o coordenador do curso, este reconhecimento representa o esforço e comprometimento do corpo docente do curso com a formação profissional de biólogos e professores no Estado do Tocantins.
“Todos os dias nós lutamos para ofertar uma educação de qualidade, pautada na ética profissional e compromisso com a sociedade. Ainda temos muitos desafios a vencer, estas estrelas representam a esperança em superá-los em nossa jornada acadêmica. Continuaremos aqui, lutando incansavelmente para melhorar nossos esforços formativos, independente do número de estrelas que tivemos”, afirma Mac David.
Receberam 4 Estrelas:
- Ciências Sociais (Porto Nacional)
- Engenharia Civil (Palmas)
- Matemática (Arraias)
- História (Porto Nacional)
- Serviço Social (Miracema)
- Engenharia Elétrica (Palmas)
- Turismo Patrimonial e Socioambiental (Arraias)
- Jornalismo (Palmas)
- Agronomia (Gurupi)
- Ciências da Computação (Palmas)
Roberta Oliveira, coordenadora do curso de Engenharia Civil, um dos contemplados com as 4 estrelas do guia, também reafirma que este resultado representa o esforço de todo o colegiado e da sua estrutura acadêmica: “O curso oferece um ensino de alto padrão, com professores qualificados e uma estrutura curricular abrangente. Essa classificação ajuda os vestibulandos na hora de escolher o curso, uma vez que indica a sua qualidade. As empresas também consideram essa classificação na hora de avaliar os candidatos, o que pode beneficiar os formandos em busca de empregos”.
Ele lembra ainda que é importante observar que a classificação de estrelas é apenas uma métrica entre muitas, “trabalhamos com muitos indicadores para manter o padrão de excelência”, garante a coordenadora.
Os cursos que foram contemplados com 3 Estrelas são:
- Direito (Palmas)
- Engenharia de Alimentos (Palmas)
- Arquitetura e Urbanismo (Palmas)
- Letras (Porto Nacional)
- Medicina (Palmas)
- Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Gurupi)
- Ciências Contábeis (Palmas)
- Engenharia Florestal (Gurupi)
- Ciências Econômicas (Palmas)
A classificação completa você encontra aqui.
Como é feita a pesquisa?
De acordo com informações do site https://publicacoes.estadao.com.br/, o Guia da Faculdade realiza anualmente sua pesquisa, que envolve toda a comunidade acadêmica nacional, para apontar os melhores cursos do país. Para isso eles pedem a participação de todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação.
Na ocasião, o coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Depois avaliadores voluntários são convidados para dar notas de 1 a 5 para os cursos. Com base nessas informações prestadas avaliando a qualidade dos projetos pedagógicos, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura.
O resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as faixas de conversão. Entre 5 e 4,5 estrelas é considerado excelente; menor que 4,5 a 3,5 estrelas é considerado muito bom; e menor que 3,5 a 2,5 é avaliado como bom.
Redes Sociais