Curso de Enfermagem da UFT promove Dia D contra as ISTs
Nesta quarta-feira, 22 de março, o curso de Enfermagem da UFT, por meio da disciplina de Cuidados Especiais nos Ciclos da Vida, que é coordenada pelos professores Mirian Cristina dos Santos e Ulisses Vilela, realiza o Dia D contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As ações referentes a essa atividade envolvem testagem rápida para ISTs, aconselhamento e práticas em educação e saúde. A ação é fruto de uma parceria do curso de Enfermagem da UFT com o Grupo Condutor de Doenças Infectocontagiosas da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.
Todos os procedimentos do Dia D contra as ISTs serão realizados no Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CEPIC - UFT), localizado no prédio anexo à Biblioteca do Câmpus da UFT, em Palmas, das 14h às 21h. O público alvo das ações são os estudantes e membros da comunidade acadêmica interna da UFT. As ações são gratuitas, rápidas e totalmente sigilosas. A Secretaria de Saúde municipal também dará suporte para o tratamento dos casos confirmados na rede municipal de saúde. Os testes rápidos disponíveis nesta ação são:
- HIV;
- Hepatite B;
- Hepatite C;
- Sífilis.
A professora Mirian explica como funcionam os testes e o processo de orientação oferecidos pela ação: “A testagem rápida funciona por punção digital e o usuário tem o resultado em 15 minutos. Juntamente com isso, antes da testagem, faremos o aconselhamento pré-teste, fazendo todas as orientações preventivas em relação à transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis; depois faremos o aconselhamento após o teste. Então, na entrega dos resultados, os pacientes também serão aconselhados”.
Mirian também destaca a importância da Universidade desenvolver ações como esta, com o foco na comunidade acadêmica: “Nós já fizemos diversas outras ações nesse sentido e percebemos a importância de realizar esse tipo de ação para fazer um diagnóstico precoce, encaminhar pessoas para o tratamento e diminuir as chances de transmissão da doença. Então, com o diagnóstico precoce e se a pessoa fizer o tratamento, a gente consegue diminuir a cadeia de transmissão.”
Vale lembrar que os atendimentos de testagem rápida para ISTs são oferecidos todas as quartas-feiras, das 14h às 18h, no CEPIC. Mais informações sobre essas ações, entrar em contato com o CEPIC pelo telefone: 3229-4528 ou pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
Redes Sociais